Todas as empresas, em algum momento, irão precisar passar por processos de mudanças em seu sistema organizacional. A mudança na organização da empresa se refere ao processo de transformação das equipes, dos funcionários, dos ambientes e das rotinas. Muitas vezes este conceito é utilizado tendo como objetivo um modelo de negócio específico que, para ser conquistado, demanda novos processos e tecnologias. Apesar de todo o planejamento e rotinas elaboradas para lidar com as mudanças, é comum que ocorram erros durante o processo. Por isso nós queremos te informar sobre quais são as principais estratégias para conseguir ser mais assertivo durante a mudança da sua empresa.
Identifique quais são os objetivos que você precisa atingir
As mudanças, antes de serem efetivamente aplicadas, precisam estar bem alinhadas com os objetivos da transformação. É importante conhecer onde se quer chegar ao final dos processos de transição, e utilizar estratégias que levem até o objetivo final, analisando metodologicamente o que envolve os fatores financeiros da empresa, mantendo sempre os seus valores e princípios.
Acompanhe os resultados
Os impactos de cada mudança não devem ser avaliados somente no final do processo, mas sim durante todo o período de transição. Analise como os funcionários e equipes se comportam em relação às mudanças e como elas afetam todos os processos dentro da empresa.
Estude e melhore a comunicação da empresa
A comunicação é um dos fatores mais importantes para um bom funcionamento dos processos. Por isso aproveite o período de transição para entender o que funciona e o que está em defasagem dentro do sistema de comunicação. Planeje como será feita a transição de equipamentos e meios de forma que todos estejam cientes das mudanças e possam manter-se sempre em comunicação. Problemas relacionados podem causar grandes transtornos para a empresa e para os seus colaboradores.
Compartilhe conhecimento e esteja disposto a aprender
No começo do processo, suas equipes precisam ser devidamente orientadas quanto ao processo de transformações que será iniciado. É preciso que todos estejam cientes que o processo irá causar algumas dificuldades inicialmente. A implantação de mudanças também pode exigir uma qualificação do pessoal, através de cursos de capacitação e de orientações com relação aos novos processos. Também é importante que você se disponha a ouvir suas equipes para receber um feedback de quais transformações estão funcionando e quais podem ser melhoradas.
Forneça suporte adequado
Neste período de adaptação, é importante que os seus colabores tenham suporte adequado, para que se sintam mais seguros e direcionados para o objetivo final da empresa. Se for necessário, certifique-se de que haverá gestores que irão oferecer este suporte às equipes.
Independente do tamanho da sua empresa, mudanças organizacionais sempre podem causar dificuldades. Por isso é importante estar atento aos processos que estão sendo estabelecidos e quais são os impactos. Erros podem acontecer, mas resolva-os rapidamente e tome o cuidado para que não se repitam. Lembre-se de ser transparente com todos os colaboradores, para que entendam suas responsabilidades e possam sempre agir corretamente.
Se você quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio, entre em contato conosco e agende uma apresentação.