A análise de riscos é um processo que tem como objetivo diminuir acontecimentos que possam ter um impacto negativo nos negócios ou processos. Ela está ligada a diferentes setores da empresa, relacionada a fatores financeiros e até mesmo comportamentais. A análise ajuda a prever estes eventos para que seja possível desenvolver estratégias e planos de contingência. Alinhados com os objetivos da empresa e que possam minimizar os danos. Obviamente, os riscos variam de acordo com a empresa. Porém, processos de resolução e as consequências e danos normalmente são comuns entre a maioria dos negócios.
O primeiro passo para criar um sistema de análise de riscos é mapear quais são as ameaças, e elas podem ser operacionais, financeiras, naturais, políticas, humanas, estruturais… é preciso identificar as categoriais e analisar o que cada uma apresenta de riscos para a empresa. Veja abaixo algumas estratégias para o gerenciamento de análises de risco:
-
-
Saiba como se recuperar rapidamente:
Quando você conhece as fragilidades da empresa, fica mais fácil determinar quais ações devem ser tomadas para a rápida recuperação do negócio. Entenda quais as necessidades mínimas para que a operação da empresa não seja prejudicada. Desenvolva formas de medir o tempo que a empresa leva para recuperar-se completamente. Para garantir processos funcionais, crie equipes focadas nos processos de recuperação, faça treinamentos e tenha planos de contingência bem definidos e sempre disponíveis.
-
Monitore o mercado financeiro:
as questões relacionadas a economia afetam diretamente as atividades da empresa. Ter um sistema de monitoramento permite que você crie planejamentos para quando surgirem riscos financeiros.
-
Comunicação eficiente:
Quando os acontecimentos negativos acontecem, é comum que as equipes busquem colocar a culpa em algo ou alguém. Porém, deveriam tentar compreender como criar processos para evitar os danos desses acontecimentos. Ter uma comunicação eficaz entre gerência e funcionários irá garantir comportamentos mais coerentes e importantes para o controle das situações.
-
Integre informações:
Os relatórios gerados pelos diferentes departamentos são muito importantes para o gerenciamento da análise de riscos. Entretanto, quando feitos separadamente, dificultam a compreensão e podem gerar informações conflitantes. Por isso é interessante desenvolver métodos para gerar relatórios integrados. Para que estes, possam oferecer uma perspectiva mais ampla e que facilite a compreensão e o desempenho de todos os envolvidos na análise de riscos.
-
- Garanta procedimentos alternativos: é muito importante que os planos de contingência sejam plenamente capazes de funcionar. Desde a criação de procedimentos manuais a kits emergenciais e estratégias de backup. Tudo deve funcionar plenamente e conter informações para que as equipes consigam realizar os processos em eventos onde há esta necessidade. Lembrando novamente da importância de realizar treinamentos com frequência.
- Analise os processos: A análise de risco possui processos que precisam estar em constante revisão, e por isso os funcionários precisam estar constantemente alinhados aos processos, para que possam ser colaboradores para a melhoria das estratégias desenvolvidas. As metas do seu negócio necessitam de um alinhamento com os possíveis riscos da empresa. Portanto é essencial que os processos estejam sempre atualizados e desenvolvidos corretamente
- .
A análise de riscos é um processo colaborativo e constante, que demanda muita atenção principalmente na fase inicial, onde são definidas as fragilidades do negócio, mas o processo é essencial para garantir a segurança da empresa, em suas diferentes vertentes.Saiba mais sobre nossa solução para gestão de riscos.