Geralmente a gestão dos fornecedores fica limitada somente na etapa de compra dos produtos. A empresa seleciona fornecedores de acordo com o custo, qualidade e prazo, fechando com os fornecedores escolhidos e finalizando o processo, que fica somente nas mãos da produção. Mas a gestão dos fornecedores não deve ser limitada somente ao processo de compras, ela precisa ser mais ativa para gerar resultados cada vez melhores. Veja abaixo algumas estratégias para colocar em prática:
-
Envolva a gerência sênior:
o primeiro passo do processo é envolver a gerência sênior. É muito importante alinhar as metas do fornecedor com as metas da empresa. A gerência precisa receber um plano inicial capaz de convencê-la, para que possa ajudar com os recursos necessários e garantir que as metas possam ser alcançadas de forma mais viável e coerente.
-
Tenha um sistema de acompanhamento:
Ter uma comunicação eficiente é um dos fatores mais importantes para relacionar os resultados desejados com os conquistados. Quando o seu fornecedor percebe que está sendo observado e acompanhado de perto, ele irá te responder com mais agilidade e bom desempenho. A comunicação e alinhamento de expectativas é muito importante para garantir a assertividade da entrega final. Através de um painel de fácil compreensão e usabilidade, é possível utilizar poucos indicadores de desempenho (KPIs) em algumas áreas, como prazo de entrega e qualidade, de forma que os fornecedores possam visualizar. Dentre tantos clientes, o fornecedor terá mais atenção com aquele que se comunica e monitora diariamente.
-
Alinhe suas expectativas com o fornecedor:
É muito importante deixar claro exatamente o que você quer. Desenvolva um conjunto de requisitos que considera importantes de cada um dos fornecedores. Desta forma, apesar de dar trabalho inicialmente, a eficácia é garantida já que os padrões e responsabilidades ficarão claros. Este conjunto de indicadores de desempenho pode ser chamado de scorecard, e serve como um complemento ao item anterior. Nele você deve incluir todos os indicadores considerados importantes: capacidade e tempo de resposta, avaliação do serviço, suporte, qualidade, gerenciamento, entre outros.
-
Analise o seu gerenciamento de compras:
Conheça quais são as potencialidades e fragilidades e identifique quais mudanças são necessárias. Seja realista e se possível, faça comparações com outras empresas.
-
Crie uma abordagem de equipe:
Desenvolver uma equipe faz com que todas as áreas responsáveis pelo desempenho dos fornecedores estejam estruturadas e, tendo os compradores como os líderes da equipe, é possível compartilhar metas, aprender e melhorar o fornecedor. Também é importante que a equipe receba treinamentos continuamente.
-
Conheça os principais fornecedores:
Quanto mais conhecimento sobre o fornecedor, maior o seu controle com relação ao desempenho. Uma boa gestão exige um aprofundamento no conhecimento de seus fornecedores.
-
Desenvolva padronizações:
ao identificar informações e práticas relevantes de um fornecedor, crie padrões para o restante da base de fornecedores. Lembre-se sempre de priorizar os sistemas do seu fornecedor, facilitando a comunicação.
-
Alinhe a quantidade de fornecedores:
Tenha uma quantidade de fornecedores compatível com os recursos utilizados para gerenciá-los. Para gerenciar um determinado número de fornecedores, é preciso ter pessoal o suficiente na equipe e recursos de diferentes áreas para medir os desempenhos de cada fornecedor de forma assertiva.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre as ferramentas para gestão de fornecedores.