SoftExpert CPM

Gestão da Performance Corporativa

Simplesmente Inovadora

A mais completa solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial

O Desafio

O Corporate Performance Management (CPM), também chamado de Enterprise Performance Management, é um termo genérico usado para descrever as metodologias e processos que ajudam a gerenciar o sucesso de uma organização. Um dos frameworks mais conhecidos é o Balanced Scorecard (BSC), que é um sistema de planejamento e gerenciamento estratégico que leva em conta várias perspectivas organizacionais (além do ângulo financeiro). As organizações também estão usando o modelo de excelência EFQM e o Six Sigma. Os indicadores chave de desempenho (KPIs) são normalmente usados para medir o sucesso desses modelos em ação.

Existem vários desafios que podem ser um obstáculo para o gerenciamento eficaz do desempenho. Podemos resumi-los em apenas três. Escrever uma estratégia mal estruturada – as empresas não conseguem escolher as suas prioridades e determinar, por meio de metas e ações, como elas serão executadas; falha em comunicar a estratégia – é de vital importância comunicar a estratégia à equipe para que ela saiba o que se espera dela; não medir o desempenho – o progresso em relação às metas deve ser medido regularmente para que o sucesso seja compreendido. A gestão de desempenho é um processo contínuo. Planejar, comunicar, medir e adaptar-se a mudanças de condições são partes essenciais desse ciclo.

SoftExpert CPM

SoftExpert CPM é um software de gestão do desempenho que ajuda as organizações a gerenciar o processo de formulação de estratégias, traduzi-las em ações práticas e monitorar o seu desempenho e a sua execução de maneira simples.

A solução oferece para as organizações um conjunto completo de recursos para transformar a estratégia em objetivos operacionais, definindo e coletando indicadores que permitem o controle do desempenho do negócio e monitoram seu progresso. Os gestores podem acompanhar e analisar o desempenho em tempo real por meio de dashboards flexíveis e interativos, melhorando a compreensão da gestão, o que leva a decisões melhores, ações mais rápidas e mais relevantes.

Com a solução da SoftExpert para a gestão do desempenho corporativo, as organizações são completamente providas de um acesso consistente à informação, indo muito além da simples gestão de indicadores de desempenho. As empresas podem planejar melhor seus investimentos com uma solução modular, que atende às demandas e desafios comerciais imediatos, mas que ao mesmo tempo faz parte de uma solução completa e integrada, agregando valor ao negócio. A solução suporta a gestão de desvios do desempenho, riscos estratégicos e operacionais, projetos, planos de ação, recursos financeiros e processos, bem como uma ampla gama de modelos e práticas de gerenciamento de desempenho, como o Balanced Scorecard (BSC)Six Sigma, entre outros.

Gestão do Desempenho Corporativo – CPM

O SoftExpert CPM oferece recursos para administrar a entrada de dados, que inclui pendências de execução e lembretes de tarefas, como entrada de metas/medições, aprovações ou revisões. O software torna a entrada de dados simples para os usuários, eliminando a tarefa de reunir, cortar e colar dados. Ele agiliza todo o fluxo de informações, integrando e consolidando automaticamente dados de diferentes fontes (bancos de dados externos, planilhas do Excel, fórmulas) e provendo acesso aos usuários a qualquer hora e em qualquer lugar.

O software oferece mapas estratégicos, gráficos de análise e diagramas projetados para ajudar na compreensão das relações de causa e efeito dos principais processos, objetivos e indicadores de desempenho. Ele também fornece uma ferramenta para resolver problemas de desempenho e definir as ações apropriadas para a equipe responsável, criando uma cultura de desempenho.

Conheça os Benefícios

Alguns Recursos

  • MAPEAMENTO DA ESTRATÉGIA
  • AVALIAÇÃO DE RISCOS
  • AÇÕES CORRETIVAS
  • COSOLIDAÇÃO DE DADOS
  • BUSINESS INTELIGENCE
  • MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Mapeamento da estratégia e dos scorecards com objetivos, indicadores, planos de ação e tudo que você precisa para colocar sua estratégia em ação

Avaliação simplificada dos riscos e da conformidade, oferecendo visões holísticas dos dados dentre os vários ambientes de negócios

Ações corretivas para tratar indicadores de baixo desempenho

Integração e consolidação de dados de diferentes fontes

Ferramentas de análise e business intelligence para transformar informações em tomada de decisão

Monitoramento em tempo real através de portais personalizados

Vídeo Demonstrativo

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Normalmente quando profissionais discutem o ROI de um investimento, eles estão pensando principalmente nos benefícios “financeiros”. Atualmente, as empresas devem também considerar os benefícios “não-financeiros” de um investimento.

Benefícios financeiros incluem o impacto no orçamento e finanças de uma empresa, por exemplo, redução de custos e aumento de receita.

Benefícios não financeiros são os chamados benefícios intangíveis ou não quantificáveis de um investimento. Diferentemente dos retornos financeiros, pode não haver um indicador ou critério comumente aceito pelas empresas para medir o seu retorno. Contudo, as soluções SoftExpert apresentam um potencial inegável para produzir impactos positivos no desempenho das organizações e para auxiliá-las a alcançar seus objetivos, com benefícios como, aumento da satisfação do cliente, informações mais precisas e ciclos mais curtos.

É difícil, se não impossível, calcular o ROI de uma tomada de decisão assertiva. Com exceção de casos onde sistemas de TI substituem outros sistemas mais caros ou processos manuais, os benefícios de uma aplicação desta são normalmente intangíveis. Enquanto podem haver alguns indicadores de ROI que suportem um plano de negócios, projetos de CPM normalmente requerem um certo grau de confiança por parte dos tomadores de decisão – e um pouco de esperteza por parte da TI e dos usuários.

A solução SoftExpert Corporate Performance Management [CPM] oferece os seguintes benefícios:

ROI FINANCEIRO:

Economia Anual

  • Aumento de produtividade. A otimização dos processos com a criação de templates de scorecard, planejamento estruturado da gestão do desempenho, execução e controle permitirão a sua equipe alcançar melhores resultados em um tempo mais curto.
  • Reduz o ciclo orçamentário eliminando a gestão por planilhas eletrônicas, erros na transferência de dados, operações manuais e problemas no controle de versionamento.
  • Alavanca o uso centralizado para minimizar custos com manutenção enquanto dispõe de uma ampla capacidade de análise e desdobramento (drill-down).
  • Reduz tempo e esforço para atividades como planejamento e orçamento.
  • Reduz gastos, especialmente com indicadores errados. A atenção deve ser despendida aos indicadores que são contestáveis, com visão de futuro e que estejam conectados aos demais indicadores de resultado.
  • Eleva as receitas do negócio e reduz o custo total de operação…
    • … Aprimorando a colaboração na informação e no conhecimento;
    • … Eliminando erros derivados de processos manuais;
    • … Automatizando a entrada de dados;
    • … Facilitando a execução das atividades;
    • … Acelerando o ciclo de tempo dos processos chave;
    • … Reduzindo o tempo e o esforço com implementações e integrações customizadas.

Investimento

  • O investimento no SoftExpert CPM dependerá do tamanho da empresa na metodologia de implementação.

Retorno no Investimento (%)

  • ((((Economia Anual Total) x anos) – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) x 100.

Tempo de Retorno – Payback (anos)

  • Investimento Inicial / Economia Anual Total.

ROI NÃO FINANCEIRO:

  • Garante o alinhamento das metas entre as estratégias, indicadores e planos de ação do negócio.
  • Aprimora o processo de consolidação combinando todos os dados corporativos independentemente da fonte propiciando uma visão global do desempenho.
  • Oferece relatórios customizáveis minimizando problemas relativos a dados provenientes de múltiplas aplicações.
  • Aprimora a gestão colaborativa sincronizando a comunicação das metas, estratégias e indicadores através de todas as unidades da organização.
  • Elimina problemas de versionamento e de integridade dos dados.
  • Aumenta a habilidade da organização de diferenciar a informação crítica dentre a “massa de dados”.
  • Capacita a organização a tomar decisões de maneira mais rápida, mais inteligente e em tempo hábil obtendo e transformando dados dos sistemas legados operacionais e dos sistemas “front-end” em um repositório único em tempo real (ou quase em tempo real).
  • Reduz o número de tarefas executadas manualmente diminuindo, em conseqüência, o número de recursos necessários.
  • Possibilita a integração entre a gestão da conformidade e os processos de negócio atuais suportando leis e regulamentos aplicáveis.
  • Ajuda a aprimorar a transparência corporativa.
  • Ajuda na tomada de decisões a curto, médio e longo prazo.
  • Encoraja investimentos de criação de valor.
  • Aprimora a alocação de recursos, aperfeiçoa o planejamento e o orçamento.
  • Ajuda a lidar melhor com a complexidade, incertezas e riscos cada vez maiores.

Posts Relacionados

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download

Por favor, preencha o formulário para download