Gestão da qualidade total: o que é
Qualidade
A Gestão da Qualidade Total (GQT), também conhecida pela sigla TQM (Total Quality Management), representa uma série de iniciativas focadas na eficiência global de uma empresa. O objetivo é atender e superar as necessidades e desejos dos clientes (internos e externos).
A razão para usar a palavra “abrangente” é enfatizar que o objetivo da gestão da qualidade total é garantir a qualidade de todos os processos, operações e partes envolvidas.
O TQM concentra-se em dois aspectos fundamentais dos quais depende o sucesso de uma empresa: reduzir as falhas e melhorar a satisfação do cliente.
O que é qualidade total
Armand Feigenbaum usou pela primeira vez o termo “Qualidade Total” em 1956. Feigenbaum é engenheiro e especialista em qualidade que foi diretor de produção global da GE e fundador da General Systems.
Foi ele quem teve a ideia de que a verdadeira qualidade só pode vir de um trabalho conjunto, no qual estão envolvidos todos os envolvidos no processo de produção de um determinado bem ou serviço.
Ao analisar o problema do trabalho conjunto, fica mais fácil entender o que é qualidade total. É assim declarado porque seus objetivos são amplos e abrangentes, não se limitando aos limites da própria empresa, mas sim buscar a excelência e satisfação de todos os agentes relacionados ao seu negócio, sejam parceiros, fornecedores, distribuidores, interessados e demais empresas.
Quais os benefícios para a sua empresa?
O TQM concentra-se em dois aspectos fundamentais dos quais depende o sucesso de uma empresa: reduzir as falhas e melhorar a satisfação do cliente.
Sem processos claramente definidos para atingir ambos os objetivos, é difícil para uma empresa se manter próspera e competitiva porque não possui ferramentas para controlar. Afinal, é disso que se trata a TQM de acordo com metas cada vez mais ambiciosas e controlando os resultados de forma sustentável.
Alguns benefícios:
- Ambiente de trabalho mais saudável.
- Maior rentabilidade;
- Mais satisfação dos clientes;
- Processos mais fluídos;
- Mais competitividade da organização;
Como vimos, a gestão da qualidade total incorpora uma série de técnicas, conceitos e utilidades relacionadas à gestão para formar um grande sistema de melhoria.
Como incorporar a gestão da qualidade total?
Nas organizações onde o TQM é uma realidade, todas as decisões são sempre baseadas em dados, e nenhum processo muda sem uma análise extensa.
Dessa forma, um processo de implementação bem-sucedido começa com os seguintes passos iniciais:
- Fazer um planejamento para a qualidade;
- Envolver todos os colaboradores;
- Investir em uma nova política de benefícios;
- Comunicação interna e endomarketing.
Agora que você tem a base necessária para iniciar uma nova fase do seu negócio, compartilhe com sua equipe e mostre a eles que todos ganham quando a excelência não é mais a exceção, mas a regra nas atividades da empresa. Se você deseja iniciar com um processo de gestão de qualidade pronto para uso, use o botão abaixo para solicitar uma demonstração e conhecer as soluções.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Dicas para otimizar processos de negócio
Dicas para otimizar processos de negócio Processos de négocio Dicas...
Leia maisESG: O novo paradigma dos negócios
ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and...
Leia maisOs 8 princípios da Gestão da Qualidade
O que é qualidade total 8 princípios da Gestão da...
Leia mais