SoftExpert ERM

Gestão de Riscos Corporativos

Simplesmente Inovadora

A mais completa solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial

O Desafio

As organizações estão enfrentando níveis de complexidade de negócios sem precedentes, com uma infinidade de riscos internos e externos, tornando a mitigação de riscos um elemento-chave para impulsionar o crescimento dos negócios. Para enfrentar esses desafios, elas estão adotando o Enterprise Risk Management (ERM), uma disciplina que pode ajudar a direcionar estratégias e decisões, aproveitar oportunidades de negócios, reduzir a probabilidade e a gravidade de eventos de risco e ajudar a otimizar recursos e capital.

O sucesso do ERM requer a unificação das atividades de gerenciamento de riscos, que são frequentemente distintas. Esforços para gerenciar riscos de diferentes funções como gerenciamento de riscos operacionais, conformidade, gerenciamento de fornecedores, tecnologia da informação, segurança de informações, finanças e auditoria interna, devem ser alinhados para garantir que os relatórios de riscos reflitam uma visão consistente do ambiente de risco e controle. Isso requer uma estrutura flexível e uma tecnologia que possa suportar todos os dados relacionados a riscos e ser escalonável para atender às necessidades funcionais, de negócio e de outras partes interessadas.

A Solução – SoftExpert ERM

O SoftExpert ERM permite às organizações identificar, analisar, avaliar, monitorar e gerenciar riscos corporativos utilizando uma abordagem integrada. A solução reúne todos os dados relacionados à gestão de riscos em um único ambiente. Isso inclui uma biblioteca reutilizável de riscos e seus respectivos controles e avaliações, eventos, tais como perdas e não conformidades, indicadores de desempenho e planos de tratamento. Todo o processo de avaliação é facilitado com o uso da solução, e o resultado final pode ser visualizado em mapas de calor (heat maps), facilitando a definição de prioridades e a tomada de decisão pelos gestores.

A solução serve como uma base para várias iniciativas de gestão de riscos, pois suporta diferentes categorias como riscos estratégicos, financeiros, de segurança, conformidade, ambientais, de ativos, produtos, processos e projetos. Essas categorias podem fazer parte de aplicações mais amplas como gestão de riscos operacionais, gestão de riscos de TI e gestão de conformidade de maneira geral. O SoftExpert ERM foi desenvolvido para ser flexível e configurável, suportando tanto os padrões globais de gestão de riscos, entre eles ISO 31000COSO e PMBOK, como os requisitos específicos de cada empresa.

Gestão de Riscos Corporativos – ERM

O SoftExpert ERM oferece diferentes alternativas para mitigar riscos e mantê-los sob um nível aceitável. As organizações podem contar com um sistema de gestão de projetos totalmente integrado para selecionar, implementar e monitorar as respostas aos riscos, sendo apoiados por todo um conjunto de recursos que um sistema robusto de gestão de projetos pode oferecer. Além de projetos, a solução disponibiliza suporte a planos de ação, oferecendo alternativas simples para os tratamentos dos riscos.

A integração com as funções GRC (Governance, Risk and Compliance) e com o software SoftExpert GRC, incluindo conformidade regulatória, auditoria interna e planejamento estratégico, garante que as organizações possam estabelecer um processo amplo de gestão de riscos corporativos com boa relação custo-benefício. O design e a arquitetura consistentes de todas as soluções da SoftExpert também oferecem grande flexibilidade, permitindo que as organizações iniciem com projetos direcionados e expandam o escopo para suportar os múltiplos requisitos de toda a empresa em uma única plataforma.

Conheça os Benefícios

Alguns Recursos

  • REPOSITÓRIO DE RISCOS
  • INDENTIFICAÇÃO DE RISCOS
  • AVALIAÇÃO DE RISCOS
  • PLANOS DE AÇÃO
  • TESTES E QUESTIONÁRIOS
  • MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Repositório central de riscos e oportunidades organizados por categorias hierárquicas.

Fácil identificação e associação dos riscos com os processos, projetos, ativos e scorecards

Processo de avaliação dos riscos simplificado, com suporte a abordagens multidimensionais de diversas metodologias

Ferramentas de investigação e planos de remediação para potenciais problemas

Aplicação de testes e questionários (Control Self-Assessment) para garantir a eficácia dos controles internos.

Monitoramento em tempo real dos ricos e controles

Vídeo Demonstrativo

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Normalmente quando profissionais discutem o ROI de um investimento, eles estão pensando principalmente nos benefícios “financeiros”. Atualmente, as empresas devem também considerar os benefícios “não-financeiros” de um investimento.

Benefícios financeiros incluem o impacto no orçamento e finanças de uma empresa, por exemplo, redução de custos e aumento de receita.

Benefícios não financeiros são os chamados benefícios intangíveis ou não quantificáveis de um investimento. Diferentemente dos retornos financeiros, pode não haver um indicador ou critério comumente aceito pelas empresas para medir o seu retorno. Contudo, as soluções SoftExpert apresentam um potencial inegável para produzir impactos positivos no desempenho das organizações e para auxiliá-las a alcançar seus objetivos, com benefícios como, aumento da satisfação do cliente, informações mais precisas e ciclos mais curtos.

Projetos de ERM tendem a ser direcionados tanto por um desejo de prevenir perdas graves resultantes de riscos interdependentes pertencentes a múltiplas classificações tanto por requerimentos regulatórios. Então, é difícil calcular um retorno sobre o investimento genérico e direto, a não ser para um caso bem específico, onde os riscos e controles utilizados são completamente entendidos.

A solução SoftExpert Enterprise Risk Management (ERM) oferece os seguintes benefícios:

ROI FINANCEIRO:

Economia Anual

  • Reduz custos como resultado de uma maior eficiência na gestão de riscos, principalmente reduzindo o esforço desnecessário na coleta de dados e documentação.
  • Reduz perdas resultantes dos eventos de risco.
  • Reduz os custos das ações de mitigação (Seguros).
  • Reduz custos pela aplicação de uma plataforma única para gerenciar os diversos riscos e itens de conformidade em nível organizacional.
  • Diminui o tempo de resposta aos riscos e garante que as ações serão executadas, monitoradas e documentadas.
  • Aumenta a produtividade. A otimização dos processos de identificação dos riscos, avaliação dos riscos e implementação dos tratamentos permitirão a sua equipe alcançar melhores resultados em um tempo mais curto.
  • Eleva as receitas do negócio e reduz o custo total de operação:
    • Aprimorando a colaboração na informação e no conhecimento;
    • Eliminando erros derivados de processos manuais;
    • Facilitando a execução das atividades;
    • Acelerando o ciclo de tempo dos processos chave;
    • Reduzindo o tempo e o esforço com implementações e integrações customizadas.
    • Sendo mais efetivo no uso dos recursos;
    • Reduzindo procedimentos analíticos.

Investimento

  • O investimento no SoftExpert ERM dependerá do tamanho da empresa na metodologia de implementação.

Retorno no Investimento (%)

  • ((((Economia Anual Total) x anos) – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) x 100.

Tempo de Retorno – Payback (anos)

  • Investimento Inicial / Economia Anual Total.

ROI NÃO FINANCEIRO:

  • Foca nos problemas que são importantes ao negócio ao invés dos problemas particulares dos departamentos.
  • Suporta o uso efetivo dos recursos.
  • Ajuda a focar nos programas de auditoria internos.
  • Estabelece um processo transparente e uniforme em todos os níveis da organização para gerenciar riscos, oportunidades e objetivos.
  • Promove aderência às normas internas e regulamentações de conformidade.
  • Facilita a tomada de decisão relacionada ao risco/oportunidade em todos os níveis da gestão.
  • Garante a padronização no processo de avaliação de risco através da definição de critério e apetite de risco consistentes.
  • Facilita a execução das atividades de mitigação.

Posts Relacionados