SoftExpert PLM

Gestão do Ciclo de Vida de Produtos

Simplesmente Inovadora

A mais completa solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial

O Desafio

A complexidade dos produtos está aumentando e seus ciclos de vida estão sendo reduzidos. As organizações estão sendo obrigadas a fazer mais com menos recursos. Para se manterem competitivos, os fabricantes precisam focar em inovação, acelerar os ciclos de lançamento, sem deixar de gerenciar rigidamente os custos e buscar a qualidade com persistência.

Globalização, inovação acelerada, rastreabilidade, terceirização e customização em massa, são alguns dos desafios enfrentados pelas equipes de desenvolvimento de produtos. Estes desafios envolvem ainda fatores externos, como aumento no nível de exigência dos consumidores, proliferação de produtos concorrentes e mudanças rápidas nas tendências de consumo. Ao mesmo tempo, os fabricantes devem manter a conformidade com uma quantidade cada vez maior de normas e regulamentações.

A Solução – SoftExpert PLM

SoftExpert PLM é um software para gestão do ciclo de vida dos produtos. Ele permite que as empresas gerenciem todo o ciclo de vida do produto de forma eficiente e econômica, desde a concepção, design, manufatura, serviços, até a sua entrega e acompanhamento. Tudo isso numa solução acessível, de fácil utilização e completamente web.

O SoftExpert PLM utiliza informações de toda a organização para ajudar os gestores a tomar decisões melhores. A solução otimiza cada etapa do ciclo de vida, diminuindo os ciclos de lançamento e otimizando os custos, resultando em produtos de melhor qualidade que aumentam a lucratividade da organização.

A solução oferece uma ferramenta completa para gestão dos dados do produto. Ela permite aos usuários o controle dos processos em diversos aspectos, como design, manufatura, compras, testes/qualidade e serviços. Os dados do produto podem ser definidos com a utilização de várias informações, como componentes/peças, documentos, lista de materiais (Bill of Material/BOM), máquinas, instrumentos, custos, características, etc. O SoftExpert PLM administra todas as revisões do produto e fornece uma completa trilha de auditoria detalhando todas as alterações realizadas.

Gestão do Ciclo de Vida do Produto – PLM

Com o SoftExpert PLM, empresas podem contar com uma forte integração com seus sistemas de ERP e CAD, sendo providas de um acesso transparente às informações mais importantes do produto (montagens, peças, desenhos, etc.), rastreando alterações da especificação e garantindo a integração entre os objetos desenhados no CAD e a estrutura do produto. Gestores de TI podem tirar vantagens de suas várias ferramentas CAD sem precisarem fazer sacrifícios utilizando apenas um único sistema CAD.

O SoftExpert PLM inclui gestão de riscosgestão da qualidade (incluindo FMEA e CEP), gestão de processosgestão de projetos, gestão de mudança, gestão de fornecedores e gestão de documentos em uma única solução, integrada ao produto e seu ciclo de vida. Isto permite que os gestores possam trabalhar mais rápido e com mais eficiência capturando, compartilhando, administrando, rastreando e armazenando documentos, tarefas e informações do produto em um repositório de dados centralizado, promovendo a padronização em toda a organização.

Conheça os Benefícios

Alguns Recursos

  • PLANEJAMENTO DE PORTFÓLIO
  • PLANEJAMENTO DE PROJETOS
  • PREVENÇÃO DE INCIDENTES
  • PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS
  • RESULTADOS
  • APOIO A MANUFATURA

Conjunto completo de ferramentas para estabelecer critérios de decisão em relação ao portfólio e simulações para o planejamento do produto

Planejamento, implementação e monitoramento de projetos especialmente selecionados para garantir todos os entregáveis dentro do prazo esperado

Oferece uma abordagem proativa que previne a recorrência de incidentes através do tratamento da causa raiz, evitando impactos negativos nas operações

Permite a padronização e automação dos processos de solicitação de alterações no produto, controlando as decisões, prazos e garantindo a rastreabilidade

Retorna resultados significativos no planejamento, abrangendo todos os produtos e processos em um nível elevado

Apoia os processos de manufatura utilizando métodos de controle estatístico, inspeção de produto/fornecedor e automatizando tarefas e atividades

Vídeo Demonstrativo

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Normalmente quando profissionais discutem o ROI de um investimento, eles estão pensando principalmente nos benefícios “financeiros”. Atualmente, as empresas devem também considerar os benefícios “não-financeiros” de um investimento.

Benefícios financeiros incluem o impacto no orçamento e finanças de uma empresa, por exemplo, redução de custos e aumento de receita.

Benefícios não financeiros são os chamados benefícios intangíveis ou não quantificáveis de um investimento. Diferentemente dos retornos financeiros, pode não haver um indicador ou critério comumente aceito pelas empresas para medir o seu retorno. Contudo, as soluções SoftExpert apresentam um potencial inegável para produzir impactos positivos no desempenho das organizações e para auxiliá-las a alcançar seus objetivos, com benefícios como, aumento da satisfação do cliente, informações mais precisas e ciclos mais curtos.

Quando calcular os benefícios oferecidos pelo PLM, é importante incluir tanto o aumento na receita como a redução de custos. Apesar de a economia ser calculadas normalmente, muitas empresas optam por reinvestir a redução de custo de desenvolvimento de produto em inovação e desenvolvimento de produto. Isso fornece investimento adicional na receita e aumento de lucro.

Pesquisa do Grupo Aberdeen mostra que as companhias que implementam PLM estão percebendo benefícios significativos tanto de receita como de custos, tais como aumento da receita de produto (média de 19%), redução do custo do produto (média de 15%) e redução do custo de desenvolvimento (média de 16%).

A solução SoftExpert Product Lifecycle Management (PLM) oferece os seguintes benefícios:

ROI FINANCEIRO:

  • Aumento da receita devido à redução no tempo de projeto (design), introdução de novos produtos mais cedo no mercado e redução no custo de desenvolvimento.
  • A redução no tempo de projeto por reduzir o esforço despendido no design por meio de acesso à todos os dados do projeto de forma imediata e gerenciada, ao desenvolvimento de produto e à engenharia colaborativa, e ao gerenciamento da qualidade entre diversos parceiros de negócio.
  • Redução do time-to-market significa um maior percentual de receita advinda de novos produtos, os quais atraem preços maiores gerando margens maiores.
  • Ciclos mais rápidos de alterações e liberações de todos os produtos, com os dados dos projetos centralizados de forma segura, permitindo que múltiplos usuários tenham acesso simultâneo a todos os dados.
  • Redução do custo de desenvolvimento de produto o qual, por sua vez, reduz custos associados a ineficiências:
    • Colaboração entre design, engenharia, manufatura, marketing, fornecedores e clientes.
    • Otimização do uso dos recursos.
    • Instruções claras e documentação técnica de alta qualidade.
    • Acesso fácil e seguro à informações atualizadas.
  • Redução do custo do produto por meio de:
    • Aumento do reuso de dados e conhecimento.
    • Melhoria no desenho de produto e desenho do processo.
    • Redução de variação.
    • Redução de refugo.
    • Redução de dispêndio em projetos de baixo valor por meio do gerenciamento de portfólio.
    • Melhor mix de portfólio, aumentando a competitividade dos produtos no mercado.

Investimento

  • O investimento no SoftExpert PLM dependerá do tamanho da empresa na metodologia de implementação.

Retorno no Investimento (%)

  • ((((Economia Anual Total) x anos) – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) x 100.

Tempo de Retorno – Payback (anos)

  • Investimento Inicial / Economia Anual Total.

ROI NÃO FINANCEIRO:

  • Aumento no foco em inovação, em colaboração e na mudança do processo ao invés do foco nos dados ou ferramentas, como também na melhoria da integração do negócio como um todo.
  • Aumento do nível de satisfação do cliente pela redução dos defeitos, reduzindo o número de devoluções e recalls e redução do número de reclamações de clientes.
  • O aumento na satisfação dos clientes leva ao aumento da taxa de retenção de clientes, à melhora na reputação, na participação no mercado e receita.
  • Aumento da taxa de inovação, fator de reuso de componentes e rastreabilidade de produto.
  • Assegura conformidade regulatória. A SoftExpert permite a integração das capacidades do gerenciamento de conformidade com os processos de negócio.
  • Menos processos manuais e menos papeis para impressão, devido às consultas customizáveis e a um completo painel de controle (dashboard).
  • Redução do tempo para início do projeto, curva de aprendizado mais curta para os times do projeto e economia de tempo, uma vez que os processos, procedimentos e modelos sejam criados e reutilizados.

Posts Relacionados