SoftExpert SLM

Gestão do Ciclo de Vida dos Fornecedores

Simplesmente Inovadora

A mais completa solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial

O Desafio

À medida que os negócios globais continuam evoluindo, caracterizados por produtos com ciclo de vida mais curtos, consumidores mais exigentes, demanda e oferta crescentes e pressão contínua sobre os custos, o Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Fornecedores (SLM – Supplier Lifecycle Management) se tornou mais crítico do que nunca.

O SLM é a chave para enfrentar esses desafios e criar relacionamentos transparentes e consistentes na cadeia de suprimentos. O conceito de SLM está ajudando as empresas a identificarem os fornecedores corretos e a estabelecer uma relação de valor, além de reduzir custos e riscos, concentrando-se na qualidade durante todo o processo, resultando em uma verdadeira vantagem competitiva.

A Solução – SoftExpert SLM

SoftExpert SLM fornece ferramentas para que as organizações possam gerenciar fornecedores ao longo do ciclo de vida de um relacionamento. Por meio de uma visão de 360° da cadeia de suprimentos, a solução permite que os relacionamentos sejam rastreados desde a identificação e qualificação inicial do fornecedor, até o gerenciamento de desempenho e racionalização da base.

A solução permite que as empresas publiquem portais Web e formulários personalizados, nos quais os próprios fornecedores podem inserir as informações referentes a seus produtos e serviços, licenciamento, certificações, dados financeiros, experiência em saúde e segurança, histórico de projetos e qualificações de pessoal. O SoftExpert SLM também ajuda a identificar quais fornecedores devem ser auditados com maior rigorosidade com base em suas pontuações de risco. O software facilita a realização de avaliações com base em políticas, leis, regulamentos, normas e outros requisitos de conformidade.

Gestão do Ciclo de Vida dos Fornecedores – SLM

Por meio dos recursos completos para gestão de contratos, o SoftExpert Supplier Lifecycle Management gera as minutas de contrato a partir de modelos padrão, preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. As empresas podem definir fluxos de trabalho automatizados e regras de negócio personalizadas para roteamento e aprovação de contratos, garantindo que as informações sejam revisadas e aprovadas antes de qualquer adjudicação de contrato. Como resultado, as empresas podem gerenciar contratos de maneira mais rápida, inteligente e econômica.

O processo de compras, desde a pesquisa de itens até o recebimento de faturas e autorização de pagamento, é automatizado pelo SoftExpert SLM e pode ser integrado ao gerenciamento de contratos. Os compradores adquirem o produto exato, do fornecedor correto, pelo preço negociado e recebem no prazo acordado, reforçando a conformidade com as políticas e fornecendo visibilidade e controle completos do andamento dos pedidos de compra. O controle eletrônico do processo de pagamento de faturas, otimiza as agendas de pagamento, mitigando fraudes e evitando erros operacionais, aumentando a velocidade e a eficiência do processo.

O SoftExpert SLM ajuda a garantir que o material recebido dos fornecedores atenda aos mais altos requisitos de qualidade, visando manter os processos em andamento de maneira eficiente. Com recursos para gestão de não conformidades e ações corretivas, a solução otimiza os processos de investigação e resolução de desvios, permitindo solucionar os defeitos do fornecedor antes que eles impactem os processos da organização. As empresas podem acompanhar os fornecedores através do monitoramento de indicadores, para identificar tendências e mudanças no desempenho. A solução permite a comparação de desempenho dos fornecedores ao longo do tempo e destaca aqueles que apresentam os melhores resultados.

Conheça os Benefícios

Alguns Recursos

  • FERRAMENTA PARA MAPEAMENTO
  • MODELAGEM DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS
  • ISHIKAWA
  • AVALIAÇÃO DE RISCOS
  • AÇÕES CORRETIVAS
  • MONITORAMENTO DE FORNECEDORES

Ferramenta para mapeamento e automação de processos com interface amigável.

Modelagem de formulários eletrônicos, com integração a processos e fontes de dados.

Ishikawa e outras ferramentas da qualidade, para uma análise de causas robusta e automatizada.

Simplicidade na avalição de riscos, fornecendo visões holísticas da cadeia de suprimentos e garantindo a conformidade.

Ações corretivas para trazer fornecedores com baixo desempenho para o caminho certo.

Monitoramento de fornecedores em tempo real através de painéis e scorecards personalizados.

Vídeo Demonstrativo

Retorno sobre o Investimento (ROI)

As vantagens competitivas sustentáveis das organizações da sociedade industrial, no período de 1850 até perto de 1975, estavam relacionadas apenas aos benefícios das economias de escala e de escopo, a rápida alocação de tecnologia, aos ativos fixos e a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros, numa economia dominada por ativos tangíveis, na qual se utilizava apenas indicadores financeiros para realizar a gestão de desempenho, o que não acontece atualmente uma vez que as organizações têm transferido seus ativos tangíveis para ativos intangíveis.

Para Kaplan e Norton (1997), as medidas financeiras foram criadas para comparar períodos anteriores, com base em padrões internos de desempenho, e embora apresentem essas informações de forma bastante coerente, esta visão financeira não é mais capaz de prever o futuro e ainda impossibilita a percepção dos primeiros sinais de problemas de relacionamento, qualidade e novas oportunidades, já que a rapidez com que a tecnologia da informação está evoluindo faz com que grandes mudanças ocorram, exigindo uma quantidade maior de informações e novas capacidades para controlar os processos organizacionais, a fim de assegurar a vantagem competitiva na tomada de decisões de ordem operacional e estratégica em tempo hábil.

Especialistas alertam para o fato de que somente a utilização de medidas financeiras tradicionais, no cenário atual, não é mais adequada, já que a probabilidade de insucesso é muito alta. Assim, é necessário o desenvolvimento de novas formas e ferramentas que deem suporte à medição do desempenho global, equilibrando não somente os ativos tangíveis, mas também os intangíveis que auxiliarão nas tomadas de decisões de curto e longo prazo.

Neste sentido, o SE EHSM oferece uma gama de ferramentas (componentes) nativamente integradas, que auxiliam em todas as etapas da gestão, dando suporte a medição do desempenho, ao equilíbrio entre ativos tangíveis e intangíveis, a transparência do processo e ao aumento da confiança das partes interessadas, já que traz como principais vantagens:

  • Baixo Custo Total de Propriedade (em inglês Total Cost of Ownership – TCO) uma vez que amplia a confiabilidade, a escalabilidade e a produtividade.
  • Expansão da capacidade de colaboração, estimulada pelo acesso às informações em tempo real.
  • Operação simples, reduzindo os riscos e otimizando as competências disponíveis.
  • Conformidade com diversos regulamentos, leis e normas internacionais relacionadas ao assunto, garantindo o atendimento a uma variedade de segmentos de mercado.
  • Redução de custos financeiros de implementação e suporte.
  • Implementação modular e incremental, com disponibilidade de serviços e suporte em todo o mundo.

A solução SoftExpert Environmental, Health and Safety Management (EHSM) oferece os seguintes benefícios:

ROI FINANCEIRO:

Economia Anual

  • Redução de despesas relacionadas a incidentes e acidentes de EHSM.
  • Redução de despesas relacionadas a multas e autuações devido a descumprimentos legais.
  • Redução das despesas relacionadas com a gestão e com a manutenção do EHSM.
  • Redução da circulação de documentos impressos.
  • Eliminação de atrasos e ineficiências ocorridas em atividades manuais.
  • Aumento da eficiência e da agilidade no planejamento e na realização das atividades necessárias a manutenção do sistema.
  • Identificação precisa dos requisitos normativos e pontos que afetam o desempenho do EHSM da organização.
  • Otimização dos recursos financeiros aplicados nos programas de gestão.

Investimento

  • O investimento no SoftExpert EHSM dependerá do tamanho da organização e do escopo definido para o Sistema de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho.

Retorno no Investimento (%)

  • ((((Economia Anual Total) x anos) – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) x 100.

Tempo de Retorno – Payback (anos)

  • Investimento Inicial / Economia Anual Total.

ROI NÃO FINANCEIRO:

  • Melhoria da imagem e da reputação da organização perante a sociedade.
  • Melhoria no relacionamento com as partes interessadas (clientes, acionistas, fornecedores, colaboradores e sociedade).
  • Identificação, avaliação e determinação de controles referentes aos riscos de EHSM.
  • Informações coerentes, confiáveis e padronizadas.
  • Repositório central que coleta e armazena os dados, reduzindo tempo, custos e riscos associados à manipulação de informações.
  • Acompanhamento eficiente de ocorrências identificadas, tais como: boas práticas, oportunidades de melhoria, observações, não conformidades etc.

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