SoftExpert EHSM

Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Simplesmente Inovadora

A mais completa solução corporativa para a gestão integrada da excelência e conformidade empresarial

O Desafio

Em um ambiente de negócios global complexo, é um desafio melhorar o desempenho e garantir o cumprimento de todas as obrigações, compromissos e restrições ambientais, de saúde e segurança (EHS – Environmental, Health and Safety). Além disso, a gestão socioambiental ganhou interesse crescente entre organizações que desejam estabelecer uma relação ética e transparente com todas as partes interessadas – acionistas, clientes, comunidade, fornecedores e funcionários

Embora as necessidades de EHS variem de uma organização para a outra, muitas vezes, o objetivo principal é o mesmo: reduzir o risco geral, cumprir as regulamentações estaduais e federais e permitir que a empresa opere eficientemente, mantendo um local de trabalho seguro e ambientalmente saudável. Normas e iniciativas como a ISO 14001 e a ISO 45001 servem como um framework que permite às empresas cumprirem com todos os padrões ambientais, de saúde e de segurança.

A Solução – SoftExpert EHSM

SoftExpert EHSM é um software para gestão da saúde, segurança e meio ambiente (SSMA) que facilita aplicação do ciclo de vida completo de um programa de saúde, segurança e meio ambiente, reduzindo drasticamente o risco de incidentes e fortalecendo a conformidade com regulamentos ambientais e leis trabalhistas. A solução ajuda as organizações a manter a conformidade e gerenciar seus processos de forma eficiente com base em procedimentos organizacionais (POPs), regulamentos governamentais locais, nacionais e internacionais, e diretrizes de conformidade, como ISO 14001ISO 45001, assim como outras normas relacionadas à gestão da saúde, segurança e meio ambiente.

O conjunto completo de recursos oferecidos pelo SoftExpert EHSM inclui gerenciamento de incidentes e problemas, gestão ambiental, auditorias, gestão de mudanças, gerenciamento de riscos, ações corretivas e preventivas, gestão de resíduos (tratamento, armazenamento e disposição final), indicadores de desempenho e conformidade organizacional. Com a ajuda de uma avançada plataforma integrada, todos estes processos se tornam simples, aprimorando o desempenho do programa de saúde, segurança e meio ambiente da empresa como um todo.

Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança – EHSM

O SoftExpert EHSM proporciona uma estrutura flexível para agilizar a criação e gestão das políticas ambientais e procedimentos, bem como os códigos de conduta. Ele suporta a elaboração, gerenciamento de mudanças, publicação e aplicação de treinamento sobre toda a documentação necessária. A solução também ajuda na comunicação efetiva da documentação por toda a organização.

Poderosas ferramentas de análise e painéis executivos (dashboards) fornecem visibilidade em tempo real de indicadores chave dos processos, enquanto alertas e notificações garantem uma resposta rápida, reduzindo o risco potencial de incidentes de segurança. A solução SoftExpert EHSM também permite que as organizações integrem suas funções de saúde, segurança e meio ambiente com a gestão de processos de negócio a nível corporativo de uma forma organizada e sistemática.

Conheça os Benefícios

Alguns Recursos

  • ANÁLISE DE RISCOS
  • GESTÃO DE INCIDENTES
  • ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO
  • PLANOS DE AÇÃO
  • GESTÃO DOS TREINAMENTOS

Análises centralizadas de riscos/perigos, identificando os riscos ambientais e de segurança e oferecendo um programa completo de gestão de riscos.

Gestão simplificada e automatizada de incidentes relacionados com o as atividades laborais, ambientais e de propriedade.

Acompanhamento e avaliação do desempenho em relação às obrigações de conformidade, riscos operacionais e indicadores de desempenho

Acompanhamento e avaliação do desempenho em relação às obrigações de conformidade, riscos operacionais e indicadores de desempenho

Sistema de gestão de treinamentos alinhado com as políticas e requisitos regulamentares da empresa.

Vídeo Demonstrativo

Retorno sobre o Investimento (ROI)

As vantagens competitivas sustentáveis das organizações da sociedade industrial, no período de 1850 até perto de 1975, estavam relacionadas apenas aos benefícios das economias de escala e de escopo, a rápida alocação de tecnologia, aos ativos fixos e a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros, numa economia dominada por ativos tangíveis, na qual se utilizava apenas indicadores financeiros para realizar a gestão de desempenho, o que não acontece atualmente uma vez que as organizações têm transferido seus ativos tangíveis para ativos intangíveis.

Para Kaplan e Norton (1997), as medidas financeiras foram criadas para comparar períodos anteriores, com base em padrões internos de desempenho, e embora apresentem essas informações de forma bastante coerente, esta visão financeira não é mais capaz de prever o futuro e ainda impossibilita a percepção dos primeiros sinais de problemas de relacionamento, qualidade e novas oportunidades, já que a rapidez com que a tecnologia da informação está evoluindo faz com que grandes mudanças ocorram, exigindo uma quantidade maior de informações e novas capacidades para controlar os processos organizacionais, a fim de assegurar a vantagem competitiva na tomada de decisões de ordem operacional e estratégica em tempo hábil.

Especialistas alertam para o fato de que somente a utilização de medidas financeiras tradicionais, no cenário atual, não é mais adequada, já que a probabilidade de insucesso é muito alta. Assim, é necessário o desenvolvimento de novas formas e ferramentas que deem suporte à medição do desempenho global, equilibrando não somente os ativos tangíveis, mas também os intangíveis que auxiliarão nas tomadas de decisões de curto e longo prazo.

Neste sentido, o SE EHSM oferece uma gama de ferramentas (componentes) nativamente integradas, que auxiliam em todas as etapas da gestão, dando suporte a medição do desempenho, ao equilíbrio entre ativos tangíveis e intangíveis, a transparência do processo e ao aumento da confiança das partes interessadas, já que traz como principais vantagens:

  • Baixo Custo Total de Propriedade (em inglês Total Cost of Ownership – TCO) uma vez que amplia a confiabilidade, a escalabilidade e a produtividade.
  • Expansão da capacidade de colaboração, estimulada pelo acesso às informações em tempo real.
  • Operação simples, reduzindo os riscos e otimizando as competências disponíveis.
  • Conformidade com diversos regulamentos, leis e normas internacionais relacionadas ao assunto, garantindo o atendimento a uma variedade de segmentos de mercado.
  • Redução de custos financeiros de implementação e suporte.
  • Implementação modular e incremental, com disponibilidade de serviços e suporte em todo o mundo.

A solução SoftExpert Environmental, Health and Safety Management (EHSM) oferece os seguintes benefícios:

ROI FINANCEIRO:

Economia Anual

  • Redução de despesas relacionadas a incidentes e acidentes de EHSM.
  • Redução de despesas relacionadas a multas e autuações devido a descumprimentos legais.
  • Redução das despesas relacionadas com a gestão e com a manutenção do EHSM.
  • Redução da circulação de documentos impressos.
  • Eliminação de atrasos e ineficiências ocorridas em atividades manuais.
  • Aumento da eficiência e da agilidade no planejamento e na realização das atividades necessárias a manutenção do sistema.
  • Identificação precisa dos requisitos normativos e pontos que afetam o desempenho do EHSM da organização.
  • Otimização dos recursos financeiros aplicados nos programas de gestão.

Investimento

  • O investimento no SoftExpert EHSM dependerá do tamanho da organização e do escopo definido para o Sistema de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho.

Retorno no Investimento (%)

  • ((((Economia Anual Total) x anos) – Investimento Inicial) / Investimento Inicial) x 100.

Tempo de Retorno – Payback (anos)

  • Investimento Inicial / Economia Anual Total.

ROI NÃO FINANCEIRO:

  • Melhoria da imagem e da reputação da organização perante a sociedade.
  • Melhoria no relacionamento com as partes interessadas (clientes, acionistas, fornecedores, colaboradores e sociedade).
  • Identificação, avaliação e determinação de controles referentes aos riscos de EHSM.
  • Informações coerentes, confiáveis e padronizadas.
  • Repositório central que coleta e armazena os dados, reduzindo tempo, custos e riscos associados à manipulação de informações.
  • Acompanhamento eficiente de ocorrências identificadas, tais como: boas práticas, oportunidades de melhoria, observações, não conformidades etc.

Posts Relacionados