A preocupação com a qualidade é fundamental para que a empresa consiga manter a competitividade no mercado, buscando melhorias constantes que garantam um ótimo desempenho em seus produtos e serviços. Neste artigo abordaremos os princípios da Gestão de Qualidade, fundamentais para o bom desempenho da sua empresa. 

FOCO NO CLIENTE

O primeiro princípio da Gestão de Qualidade é sempre buscar atender as necessidades dos clientes em relação a todos os aspectos que envolvem o produto ou serviço final oferecido pelo negócio. O objetivo da Gestão de Qualidade é conseguir atender todas as expectativas dos clientes, promovendo confiabilidade, ganhando mais espaço no mercado e consequentemente, conquistando um crescimento efetivo.

LIDERANÇA

A liderança é essencial para garantir que sua equipe tenha todas as suas necessidades atendidas, lembrando sempre de envolver o time em tomadas de decisões e processos de melhorias.

PROCESSOS BEM DEFINIDOS

Processos bem definidos, controlados e com profissionais responsáveis garantem resultados mais precisos, possibilitam redução de custos e diminuem os erros.

ENVOLVIMENTO DE PESSOAS

É importante envolver os colaboradores em processos da Gestão de Qualidade, fornecendo autonomia para resolver problemas. Além de melhorar os processos da empresa, isso contribui também para o desenvolvimento das competências e habilidades da sua equipe.

MELHORIA CONTÍNUA

A melhoria contínua é o princípio que deve prevalecer durante toda a existência do negócio. Tanto os produtos e serviços quando os processos e sistemas devem ser melhorados continuamente com o objetivo de proporcionar ambientes motivacionais e que envolvam as pessoas. Desta forma o processo de melhoria contínua se torna uma cultura dentro da empresa.

RELAÇÃO COM FORNECEDORES

É essencial identificar quais são os seus fornecedores chave, estabelecendo uma parceria consistente que traga benefícios mútuos, com comprometimento de ambas as partes. Assim é possível garantir a qualidade dos produtos, um ótimo prazo de entrega, flexibilidade nas formas de pagamento e como consequência, a satisfação dos clientes. 


A Gestão de Qualidade proporciona benefícios para toda a empresa, trazendo organização e eficiência desde as metodologias de trabalho até o produto final. Por isso é importante que os princípios sejam aplicados todos os dias, e que todos tenham claro conhecimento da importância destes princípios para o sucesso do negócio.

Conheça nossas soluções 100% em nuvem e totalmente adaptáveis para atender sua operação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *