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Política da qualidade: como definir e comunicar

Política da qualidade: como definir e comunicar

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Política da qualidade: como definir e comunicar

A norma ISO 9001:2015 possui requisitos muito específicos para políticas de qualidade. A cláusula 5.2 da norma traz de sua estrutura, papéis e responsabilidades as obrigações que este documento deve ter, além de definir como o mesmo deve ser comunicado dentro da organização. É importante notar que quando digo documento, é porque a política precisa ser mantida como informação do documento. Se esse termo ainda for um problema para você, veja a explicação dessa expressão antes da especificação aqui neste post.

Uma política de qualidade é provavelmente o passo mais importante na implementação de um SGQ eficaz. É uma declaração escrita e disponível ao público do compromisso e intenção de uma organização para garantir a satisfação do cliente.

Como estabelecer a política da qualidade?

Uma política de qualidade deve comprometer-se a atender a todos os requisitos de si e de suas partes interessadas, a fim de melhorar continuamente o desempenho de sua empresa. Antes de elaborar, é importante verificar o contexto da organização, os processos definidos e o que é relevante para o que a política da qualidade quer alcançar para garantir que ela apóie o direcionamento estratégico da empresa.

A descrição documentada deve demonstrar o comprometimento da administração, ser adequada ao propósito da organização e fornecer um sistema de referência para estabelecer objetivos.

É por meio dessa política que todos os stakeholders, como clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas, etc., entenderão como a empresa pensa e pratica a qualidade em seu trabalho diário.

Durante as revisões de qualidade, as políticas são frequentemente consultadas e testadas para garantir que as metas, objetivos e a própria revisão sejam consistentes com a declaração da política. Portanto, é importante que seu texto seja claro e não contenha declarações rebuscadas e confusas que sejam difíceis de provar, medir ou implementar.

Ao preparar este documento, é importante ter em conta a estratégia e especificidade da sua empresa. Copiar modelos e exemplos da Internet pode não refletir os objetivos e a direção estratégica da organização, causando problemas em seus sistemas de gestão

Planejar o gerenciamento da qualidade em projetos

Inclui documentar os requisitos e padrões de qualidade que o projeto e suas entregas devem atender. Documente como um certo nível de qualidade foi demonstrado. Os requisitos de documentos são atendidos e quais pessoas e/ou funções realizarão essa verificação. Este processo fornecerá orientação e direção sobre como gerenciar e verificar a qualidade. Deve ser determinado como os requisitos de qualidade são tratados nos documentos de requisitos do projeto e do produto. A forma como a qualidade é medida deve ser adaptada às especificidades do projeto ou produto.

O estabelecimento de padrões de jogo tornará as inspeções e auditorias mais fáceis e objetivas. Nesta etapa, deve ser desenvolvido um plano de gerenciamento da qualidade, que é parte integrante do plano de gerenciamento do projeto.

  • Padrões da qualidade que serão usados pelo projeto;
  • Objetivos da qualidade do projeto;
  • Papéis e responsabilidades da qualidade;
  • Entregas do projeto e processos sujeitos a revisão da qualidade;
  • Atividades de controle da qualidade e gerenciamento da qualidade planejadas para o projeto;
  • Ferramentas da qualidade que serão usadas pelo projeto;

Procedimentos importantes relevantes para o projeto, como lidar com não conformidades, procedimentos para ações corretivas e para melhoria contínua.

Política da qualidade e a melhoria contínua

Uma estratégia deve ser definida para a melhoria contínua. Dito isso, a organização precisa revisá-lo conforme necessário para garantir que quaisquer mudanças no meio ambiente, nas partes interessadas ou em seus requisitos sejam refletidas na política de qualidade.

Política da qualidade e a alta direção

A alta direção é responsável por estabelecer, implementar e manter uma política de qualidade. Além disso, essa pessoa deve garantir que as responsabilidades e autoridades das funções relevantes sejam atribuídas, comunicadas e compreendidas na organização.

Ou seja, a alta administração deve estar totalmente envolvida em todas as fases da política: formulação, revisão e divulgação. Embora não seja obrigatório, as organizações normalmente demonstram seu compromisso de administração assinando a aprovação da política da alta administração.

Comunicando a política da qualidade

Todos os funcionários precisam entender a política da qualidade, e a organização precisa garantir que os requisitos contidos nela sejam compreendidos, implementados e mantidos. A maneira pela qual as políticas são divulgadas pode variar de acordo com o local. Aqui estão alguns exemplos que vi como uma forma de as empresas divulgarem e aumentarem a conscientização sobre a política:

  • Banner na entrada do estabelecimento;
  • Descrição nos crachás dos colaboradores;
  • Descrição no papel de parede dos celulares e computadores da empresa;
  • Cópias controladas distribuídas nos locais mais frequentados pelos colaboradores;
  • Descrição no website da empresa;

É importante facilitar o treinamento contínuo, explicando a todos os níveis da organização como cada requisito da política é medido e controlado dentro da empresa e realizando avaliações esporádicas de como esse conhecimento é disseminado entre os funcionários. Uma dica valiosa, se sua empresa tem fábricas, não foque apenas nos operadores de produção, pois a experiência geralmente é do pessoal administrativo que não consegue explicar claramente a política para os auditores.

Lembre-se também de que você também deve se comunicar com todos que trabalham para ou em nome de sua organização, como subcontratados, funcionários temporários e trabalhadores remotos. Cada um deles precisa entender seus papéis e responsabilidades de acordo com a política.

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