Gestão de riscos e suas diversas aplicações
RISCOS
Gestão de riscos e suas diversas aplicações
A variedade de ameaças que podem afetar o sucesso dos objetivos da organização é muito grande. Esses objetivos podem ser aplicados a diversas atividades da organização, desde iniciativas estratégicas até seu funcionamento, processos e projetos. Eles também podem refletir condições sociais, ambientais, de saúde e segurança, comerciais, financeiras, econômicas e sua reputação.
Enterprise Risk Management (ERM) é uma metodologia que tem a capacidade de combinar e gerenciar as mais diversas categorias de risco e suas aplicações. Essa abordagem integrada torna a vida muito mais fácil para os gerentes. Sem muito esforço, os métodos e terminologias podem ser aplicados em áreas muito diversas, gerando resultados antes inimagináveis sem muito esforço.
Então, vamos dar uma olhada em algumas aplicações.
Estratégia
Um bom processo de gestão de riscos aumenta a capacidade da empresa de atingir seus objetivos, gerenciando os obstáculos para atingir as metas estratégicas anuais.
Projetos
O gerenciamento de riscos é um aspecto importante do gerenciamento de projetos. De acordo com o PMBOK Project Management Institute, o gerenciamento de riscos é uma das dez áreas de conhecimento nas quais um gerente de projetos deve ser competente. O risco do projeto é definido pelo PMI como “um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um impacto positivo ou negativo nos objetivos do projeto”.
Governança e Conformidade
No passado, as organizações tratavam suas iniciativas de risco e compliance como processos independentes. Com a crescente ênfase na governança corporativa e no gerenciamento de riscos corporativos, as organizações começaram a procurar tecnologias que conduzam à sustentabilidade, eficiência e consistência no gerenciamento de riscos.
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Para promover um ambiente de trabalho mais seguro e cumprir as normas regulamentares, como OHSAS 18000 e ISO 14000, as empresas devem identificar e mitigar de forma rápida e eficaz qualquer incidente que ocorra. No entanto, pode ser difícil determinar quais ameaças são os riscos mais críticos e quais são os menos perigosos para uma organização.
Processos
A transparência do processo está no centro da conformidade regulatória e do gerenciamento de qualidade. Se não estiver claro como o negócio opera (quem faz o quê, por que e quando), a organização não pode estabelecer os controles, políticas, procedimentos e auditorias que dão suporte à excelência operacional. Porém, mesmo depois de todos os processos estarem mapeados e bem descritos, muitos problemas ainda podem ocorrer. Portanto, o gerenciamento de riscos também se torna importante na modelagem de processos de negócios.
Ativo
A gestão de ativos baseada em risco é uma disciplina emergente que se desenvolveu na última década. Tem se mostrado eficaz, não necessariamente pela redução do risco, mas pelo uso do risco para equilibrar o desempenho operacional dos ativos com o custo do ciclo de vida dos ativos.
Ambiente unificado
As práticas de gestão de riscos tomaram conta de todas as áreas da organização. Mesmo com algumas peculiaridades em cada aplicativo, o básico é o mesmo, o que permite que seja unificado e compartilhado. Isso não é mais uma opção, tornou-se obrigatório um ambiente centralizado que permite que todas as áreas usem a mesma linguagem para falar sobre ameaças e compartilhar suas experiências.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Relatório de Não Conformidade: para que serve e como fazer
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisO que é Gestão de Recursos e Como Melhorá-la na Sua Empresa
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisMétodo A3: O Guia Definitivo para Resolver Problemas de Forma Eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia mais