Gestão de processos: principais problemas e formas de resolvê-los
PROCESSOS DE NEGÓCIO
Gestão de processos: principais problemas e formas de resolvê-los.
Um processo de negócios nada mais é do que um conjunto de atividades que uma organização executa regularmente para atingir um objetivo. Não importa como está organizado, em que departamento você trabalha. Sempre existe um processo, afinal são eles que movem as empresas todos os dias.
A gestão de processos muitas vezes não é bem compreendida ou tem intensa pressão operacional. Como resultado, muitas iniciativas se concentram em um aspecto, como documentação de fluxo ou automação. Aplicando apenas parte dos conceitos de gestão de processos, muitos deles ainda são fonte de problemas que afetam os clientes e a própria organização.
Falta de controle na gestão de processos
Um processo sem gestor certamente dará dor de cabeça à empresa. Em caso de problemas, a quem as pessoas envolvidas podem recorrer?
Portanto, além do mapeamento correto, é importante definir alguém que conheça o processo e tenha controle sobre ele. Esse responsável deve seguir e é importante que ele tenha poder de decisão. Dessa forma, ele consegue visualizar o vencimento de alguns processos pendentes, movimentar atividades e até propor alterações no fluxo quando necessário.
Falta de divulgação do conhecimento
A aplicação da gestão do conhecimento aos problemas cotidianos é fundamental para melhorar a eficiência do processo. Quando a gestão do conhecimento não está presente, a resolução de problemas tende a ser uma atividade mais complexa.
Para isso, é importante padronizar o processo de compartilhamento de conhecimento e incentivar os colaboradores a seguirem esse processo. Investir em tecnologia que oferece ferramentas de gestão de processos e de gestão do conhecimento em uma plataforma integrada certamente facilita todo o processo.
Falta de envolvimento dos funcionários
Quanto maior o nível de engajamento dos funcionários, maior o sucesso da organização. Quando sentem que seu esforço se traduz em resultados para a empresa, os colaboradores realizam seu trabalho com maior comprometimento e qualidade. Isso reduz a ocorrência de problemas e gastos desnecessários, além de afetar positivamente a satisfação do cliente. A falta de compromisso estraga toda a atmosfera positiva.
Para superar esse problema, é importante que haja alinhamento entre líderes e colaboradores. Eles precisam conhecer estratégias de negócios e saber para onde a organização está indo. É importante que eles tenham clareza sobre seus objetivos e quais ações precisam ser tomadas para que os resultados sejam alcançados. Eles precisam de feedback e apoio na resolução de problemas.
Há uma pressão crescente por processos mais eficientes. Promover mudanças que tragam melhores resultados é um grande desafio. O software BPM dá mais tranquilidade à sua empresa no que diz respeito aos processos, proporcionando mais controle, segurança e eficiência na condução dos trabalhos.
Para saber mais sobre as vantagens e benefícios que uma solução BPM pode proporcionar à sua empresa, entre em contato com os especialistas da SoftExpert. Eles tentarão entender seu cenário e sugerir como implementar a tecnologia que melhor se adapta às suas necessidades.
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