IFRS e GRI: Uma Aliança Beneficial para o Universo ESG
ESG
IFRS e GRI: Uma Aliança Beneficial para o Universo ESG
Em um artigo anterior deste blog, recentemente publicado, destaquei a importância dos frameworks na definição de métricas ESG (Ambiental, Social e Governança) e na padronização de relatórios de sustentabilidade. Utilizar uma estrutura ESG específica ajuda as empresas a direcionar seus processos de relatório, indicando onde focar, o que medir e como comunicar.
Hoje, há uma grande variedade de estruturas ESG disponíveis, tornando a questão da padronização uma das principais preocupações no universo da sustentabilidade. Embora muitas vezes se complementem, a necessidade de atender a diferentes padrões de relatório criou um desafio para as empresas e para os investidores que precisam interpretar dados provenientes de diversas fontes e metodologias.
Global Reporting Initiative (GRI) O GRI foi o primeiro framework criado e é o mais amplamente utilizado no mundo. Inicialmente, seus objetivos eram fornecer indicadores de práticas ambientais responsáveis. Posteriormente, as métricas foram expandidas para incluir direitos humanos, governança e bem-estar social.
Em meu artigo anterior, mencionei que, segundo a pesquisa KPMG sobre relatórios de sustentabilidade de 2020, os padrões GRI são utilizados por cerca de três quartos (73%) das 250 maiores empresas do mundo (G250) e por dois terços (67%) do N100, que inclui as 100 maiores empresas de 52 países diferentes, totalizando 5200 organizações.
International Financial Reporting Standards (IFRS) A Fundação IFRS é uma organização sem fins lucrativos criada com o propósito de desenvolver um único conjunto de padrões de divulgação contábil e de sustentabilidade, que sejam compreensíveis, facilmente aplicáveis e globalmente aceitos.
Esses padrões, conhecidos como “padrões IFRS” ou IFRS Standards, são desenvolvidos por dois conselhos normativos: o International Accounting Standards Board (IASB), que define as Normas de Contabilidade IFRS, e o recém-criado International Sustainability Standards Board (ISSB), que define as Normas de Divulgação de Sustentabilidade das IFRS.
Em setembro de 2020, a IFRS Foundation emitiu um documento de consulta pública no qual discute sua possível contribuição para a emissão de normas de relatórios de sustentabilidade, com o objetivo de fornecer maior transparência, padronização, comparabilidade e redução da complexidade das informações divulgadas pelas empresas.
Alinhamento entre Estruturas Diversas iniciativas têm sido criadas para desenvolver uma estrutura que capture os melhores elementos das estruturas ESG já existentes, o que nos deixa otimistas em relação a um cenário mais padronizado no futuro.
A colaboração entre estruturas demonstra um compromisso compartilhado com o alinhamento global dos requisitos de divulgação. Essa consolidação de informações possibilita relatórios consistentes por parte das empresas, o que aumenta a responsabilidade e promove práticas comerciais responsáveis.
Em 24 de março, a IFRS Foundation e o GRI anunciaram um novo acordo para alinhar seus padrões de mercado de capitais e setoriais para divulgação de sustentabilidade. Com este acordo de colaboração, ambas as organizações unirão forças para estabelecer um novo conjunto de normas, o que inclui também a integração de seus órgãos consultivos relacionados às atividades de relatórios de sustentabilidade.
“O acordo reflete a importância de garantir a compatibilidade e interconectividade de informações fundamentais de sustentabilidade focadas nos investidores, que atendam às necessidades dos mercados de capitais, juntamente com informações destinadas a atender às necessidades de uma ampla gama de partes interessadas”, disseram as organizações em comunicado à imprensa.
Esta é uma notícia positiva tanto para as organizações quanto para seus stakeholders que buscam um padrão para relatar e comparar métricas de sustentabilidade, impulsionando ainda mais a transparência.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Comida 2.0: Como a Tecnologia Impulsiona a Sustentabilidade na Indústria de Alimentos
A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais...
Leia maisO Agronegócio Brasileiro: Desafios, Oportunidades e a Importância da Gestão de Qualidade
O agronegócio é um dos setores mais dinâmicos e essenciais...
Leia maisDesafios e Oportunidades na Redução das Emissões de Carbono no Agronegócio
As mudanças climáticas e a sustentabilidade são temas centrais no...
Leia mais