Métodos ágeis: sim, seu projeto ágil
pode ter um cronograma
PMBOK, PROJETOS E PORTFÓLIO
Métodos ágeis: sim, seu projeto ágil pode ter um cronograma
Se você lidera uma equipe usando métodos ágeis, deve ter encontrado situações em que precisa usar seus sentidos para improvisar para dar uma resposta a um cliente ou superior. Eu explico:
Suponha que você esteja envolvido no desenvolvimento de um novo produto que possui várias partes que precisam ser desenvolvidas por diferentes equipes. O projeto já está em andamento, o backlog de cada equipe foi concluído e alguns sprints foram concluídos. Um dia, o gerente de uma das áreas informa que sua linha de produção precisará parar por uma semana em um mês, então ele precisa saber quando precisa das peças que sua equipe está desenvolvendo.
Como uma pergunta dessas pode ser respondida sem um cronograma?
Você deve estar se perguntando: um calendário não é uma ferramenta da abordagem tradicional? Não é usá-los contra os princípios ágeis?
O que distingue o remédio do veneno pode ser a dose
Os princípios ágeis incentivam diferentes atitudes, como foco no cliente, comunicação aprimorada e entrega contínua. Uma linha do tempo que integre todas as partes de um grande projeto certamente ajuda a atingir esses objetivos. De qualquer forma, sua agenda não precisa ter todas as tarefas e interdependências que as agendas tradicionais têm. Os detalhes do que precisa ser feito permanecerão no cartão representando os detalhes da história. Seu gráfico de Gantt só precisa ter os principais marcos, lançamentos, sprints e histórias do projeto. Não sucumba a post-its querendo “ver” você na linha do tempo, isso só tornará seu projeto mais confuso e muitas vezes desatualizado.
Assim como não desmembramos por nível de atividade, não faz sentido tentar designar as pessoas responsáveis pela execução das tarefas. Corrija isso notificando a equipe responsável por essa entrega e definindo prioridades e predecessores, desde que eles realmente existam. A regra é flexibilizar o horário ao máximo, registrando o que realmente importa.
Definir o tempo a partir do número de sprints
Como seus sprints têm uma duração fixa predefinida (por exemplo, duas semanas), você só precisa verificar o número de sprints necessários para concluir uma determinada entrega para estimar a conclusão dos principais marcos e, portanto, a conclusão do projeto.
Facilita a comunicação e a sincronização entre as equipes
As linhas do tempo são especialmente úteis para projetos grandes e complexos. Como vimos acima, tê-los torna mais fácil e eficiente comunicar o progresso do projeto e sincronizar o trabalho envolvendo várias equipes.
Administrando o projeto com um cronograma fica mais fácil prever quando um recurso externo será necessário ou uma entrega de outra equipe será demandada.
Do macro ao micro
A ideia de uma linha do tempo nessa abordagem é fornecer um “air shot” que dê uma ideia de todo o quadro. Detalhes operacionais, o trabalho diário da equipe e o progresso da história vivem em quadros Kanban e relatórios de burndown. Dessa forma, a equipe não perde a autonomia e flexibilidade proposta pelo método ágil e, ao final da fase, fica registrada no cronograma.
Transparência e credibilidade das partes interessadas
As ferramentas ágeis são ótimas para controlar a execução de atividades em nível local dentro da equipe. Eles geralmente se concentram em um campo de visão relativamente curto, visando a próxima entrega, e com razão. Esse é o espírito da agilidade: entregar valor aos clientes da forma mais rápida e consistente possível.
Mas a falta de uma visão global, incapaz de refletir o andamento geral do projeto, contribui para o controle de custos e a previsibilidade do trabalho conjunto. Cronogramas com detalhes suficientes complementam a ferramenta, pois fornecem aos stakeholders uma visão ampla do andamento do projeto, transmitindo credibilidade à equipe.
Benefícios do uso de cronogramas
1. Prioridades estratégicas
Além dos benefícios mais óbvios e práticos que já listamos ao longo deste artigo, há um menos óbvio, mas muito importante. Ao dar à equipe uma visão mais ampla do projeto, os cronogramas ajudam os membros a entender o propósito do que estão fazendo e como isso se encaixa na estratégia da empresa. Além disso, aumenta a visibilidade dos projetos e equipes dentro da empresa.
2. Orçamento e controle de custos
Como os recursos de um projeto são previstos ao longo do tempo, é possível obter um melhor controle de orçamento e custos. Fica ainda mais fácil com ferramentas profissionais de gerenciamento de projetos como o SoftExpert Projeto.
3. Maior previsibilidade de aquisições e contratos
Sabendo antecipadamente quando um recurso é necessário, você pode prever compras ou agendar suas reservas se for um recurso compartilhado.
4. Métodos ágeis aumentam a produtividade
Ao cumprir os horários, você automaticamente tem o controle do tempo, o que abre um leque de possibilidades para extrair métricas e aumentar a produtividade. Novamente, a dica aqui é não bancar o xerife e monitorar tudo. Escolha algumas métricas relevantes e use-as para aumentar a produtividade.
5. Melhor conexão e sincronização com outras equipes
Outro aspecto relacionado que precisa ser destacado é a melhoria da interface entre regiões e equipes. Com o aumento da previsibilidade da demanda por determinados recursos ou peças de produtos, os conflitos e a necessidade de entregas urgentes são reduzidos.
Agora que você já sabe como utilizar melhor as metodologias ágeis com o apoio das ferramentas tradicionais de gestão de projetos, convido você a conhecer o SoftExpert Kanban, um software de gestão ágil que permite planejar, organizar, priorizar e monitorar atividades e processos de trabalho. Em espaços colaborativos implementando o framework SCRUM. Aproveite e descubra a versatilidade do SoftExpert Projeto, um software 100% web que permite gerenciar facilmente projetos, produtos, pessoas, serviços e finanças.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Relatório de Não Conformidade: para que serve e como fazer
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisO que é Gestão de Recursos e Como Melhorá-la na Sua Empresa
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisMétodo A3: O Guia Definitivo para Resolver Problemas de Forma Eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia mais