8 razões para sua empresa ter uma certificação ISO

8 razões para sua empresa ter
uma certificação ISO

ISO 14001, ISO 45001, ISO 9001, QUALIDADE

8 razões para sua empresa ter uma certificação ISO

A certificação é uma declaração formal de que uma coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve ser emitido por alguma instituição ou pessoa de fé pública. Isso significa que ele tem credibilidade com o público. Essa credibilidade pode ser estabelecida por lei ou resultar da aceitação social. Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você lê esta definição?

Imagino que a ISO tenha sido a resposta da maioria. Uma entidade cuja credibilidade resultou da aceitação social e que hoje é sinônimo de padronização e qualidade. Mas por que minha empresa deveria seguir regras definidas por uma entidade que não obriga ninguém a segui-las? É claro que em muitos setores essa liberdade não é tão grande. Em geral, porém, pode-se dizer que as empresas decidem obter a certificação ISO porque entendem que isso é benéfico para elas.

De acordo com a Pesquisa ISO 2017, mais de um milhão e meio de empresas possuem algum tipo de certificado (aqui estão incluídos apenas os 10 certificados mais procurados). Dois terços deles optaram pela ISO 9001. Quais são as razões que justificam todos os esforços para obter um certificado?

8 razões pelas quais sua empresa deve ser certificada pela ISO:

1. Padronização

Os objetivos da padronização são:

  • Simplificar a produção em diversas indústrias;
  • Garantir a integridade e segurança do produto;
  • Promover a cooperação global e compatibilidade.

No geral, as empresas experimentam benefícios tecnológicos, econômicos e sociais inegáveis ​​como resultado da padronização.

2. Atenda aos requisitos dos clientes

É um tema perigoso. Muitas empresas desejam a certificação ISO apenas para atender aos requisitos do cliente. Ou o cliente declara que só fará negócios com fornecedores certificados. Sim, você precisa atender satisfatoriamente seus clientes, mas de forma múltipla e contínua. Focar apenas nesse benefício e em seu ganho imediato, sem colocar o cliente em primeiro lugar, pode custar muito mais a longo prazo.

3. Melhorar a qualidade dos processos e produtos

A adoção de um método padronizado decorrente da certificação ISO está principalmente relacionada à qualidade. Mesmo que a certificação não seja a ISO 9001. Então o resultado da certificação ISO é um maior nível de qualidade para toda a organização, para cada processo e para cada produto.

Existem muitas definições de “qualidade”, mas Philip Crosby e Joseph Juran apresentam duas das melhores: Crosby a definiu como “conformidade com os requisitos”; Juran chamou isso de “capacidade de manutenção”.

4. Descreva, entenda e comunique os processos da sua empresa

A ISO exige que os processos sejam identificados e descritos usando indicadores de negócios. O objetivo é uma melhor gestão e controle dos processos de negócios. Os objetivos são o núcleo do seu sistema. Métricas são usadas para entender e informar como o sistema funciona em relação aos seus objetivos. Se você fizer uma tentativa honesta de atender aos requisitos de certificação ISO, aprenderá mais sobre o seu negócio.

5. Melhore a consistência de suas operações

Reduzir a variabilidade do processo é a melhor definição de consistência. Seu cliente é mais bem atendido quando você entrega um produto consistente: sempre as mesmas dimensões, mesmo peso, mesmas tolerâncias, mesmo desempenho.

Claro que eles não aceitam troco e você também não deveria! Como reduzir a variância? Maior controle sobre seus processos!

6. Melhore a eficiência, reduza o desperdício e economize dinheiro

O sistema de gestão ISO não é perfeito. Mas um sistema bem-feito permite que sua empresa chegue perto da perfeição. À medida que seus processos melhoram, tornam-se mais consistentes e você atinge seus objetivos com mais frequência, você verá resultados tangíveis. O desperdício do seu processo diminuirá.

Desperdício é o resultado de má qualidade e ineficiência e é um desperdício de dinheiro para sempre. A ineficiência vem da volatilidade e processos inconsistentes. Reduza a volatilidade, melhore a consistência e você terá menos desperdício e mais dinheiro.

7. Facilitar a cooperação empresarial

O fato de a ISO ter abrangência e total aceitação internacional facilita a implementação de cooperação empresarial, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A padronização permite que sua empresa faça negócios internacionalmente com a certeza da compatibilidade e consistência do produto.

8. Obtenha reconhecimento internacional

Falamos sobre a credibilidade da ISO no início deste artigo. E esse fator não pode ser ignorado. A obtenção do certificado ISO coloca sua empresa em um grupo muito seleto. Todos sabemos que a imagem que uma organização transmite é um fator muito importante no processo comercial.

Considerações finais:

Existem vários benefícios que você pode obter com a certificação ISO. Mas mesmo que sejam claros e óbvios, quando uma empresa insiste em adotar a certificação apenas por pressão do mercado, os benefícios podem facilmente ser substituídos por malefícios. O processo que deveria ser revigorante se torna um fardo.

Foque no seu objetivo, planeje, use um bom sistema de gestão para te ajudar e usufrua dos benefícios da certificação que você considera mais importante para o seu negócio.

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