6-Recursos-Essenciais-de-uma-Plataforma-BPM-Low-Code

6 Recursos Essenciais de uma Plataforma BPM Low-Code

6 Recursos Essenciais de uma
Plataforma BPM Low-Code

Processos de negócio

6 Recursos Essenciais de uma Plataforma BPM Low-Code

A falta de recursos de TI é uma realidade em muitas organizações. As tecnologias low-code surgiram como alternativa, permitindo que certos tipos de projetos (não de alta complexidade) fossem movidos para o domínio do negócio. Dessa forma, usuários sem nenhum conhecimento ou treinamento formal em desenvolvimento de software podem criar suas próprias soluções, já que pouca ou nenhuma codificação é necessária para esse tipo de ferramenta. Com uma interface gráfica intuitiva e assistentes de configuração, os usuários podem criar aplicativos mais rapidamente do que os métodos tradicionais baseados em codificação manual.

Segundo o Gartner, por esses motivos, até 2024, aproximadamente 65% das atividades de desenvolvimento de aplicativos serão por meio de ferramentas low-code.

Recursos obrigatórios em uma solução BPM low-code

As plataformas de BPM de baixo código combinam ferramentas de desenvolvimento com recursos de gerenciamento de processos de negócios, permitindo que os usuários criem e implantem aplicativos rapidamente e acelerem a automação de processos de negócios. Descubra os seguintes recursos essenciais:

Modelador de Processo BPM Low-Code

A ferramenta BPM low-code fornece um modelador intuitivo baseado no padrão BPMN 2.0, um dos mais conhecidos do mercado. O modelador permite que os usuários criem e conectem atividades, decisões e eventos usando a funcionalidade de arrastar e soltar. Prazos, responsáveis ​​e propriedades para cada elemento podem ser definidos através de uma interface simples e intuitiva.

Planilhas de Low-Code (eForms)

As planilhas também podem ser projetadas usando low-code. Os usuários podem aplicar componentes como caixas de texto, listas de valores, campos de data e hora, grades e muito mais sem uma única linha de código. Os formulários podem então ser acoplados a processos para preencher dados de negócios durante a execução do fluxo de trabalho e, por fim, produzir resultados.

Integração

No mundo corporativo, é comum que os dados de negócios sejam distribuídos em diferentes sistemas, como ERP ou CRM. Informações duplicadas podem levar a erros e afetar a produtividade da equipe. Ao escolher uma plataforma BPM low-code, procure opções que proporcionem acesso a fontes de dados externas e integração com outras aplicações utilizando APIs ou web services, podendo ser configuradas por meio de assistentes que não exigem linhas de código ou conhecimentos técnicos avançados.

Análise de Dados com BPM low-code

Uma vez que os processos são automatizados e as atividades começam a ser realizadas eletronicamente, uma enxurrada de dados começa a surgir. Portanto, ferramentas integradas de análise de dados são essenciais em soluções de BPM low-code. Eles permitem que os usuários construam suas próprias análises ou relatórios, que ajudam a identificar gargalos, atrasos e outros pontos de ineficiência, impulsionando ações de melhoria. Ferramentas como o SoftExpert Analytics permitem converter esses dados em dimensões e medidas que podem ser usadas para construir tabelas e diferentes tipos de gráficos com arrastar e soltar.

Portais de Gestão

É fundamental que as soluções de BPM low-code ofereçam a possibilidade de criar portais de gestão para que as métricas de análise e processo possam ser publicadas e compartilhadas, garantindo fácil acesso aos dados, monitoramento de processos e tomada de decisão para líderes e gestores.

Acesso via dispositivo móvel

O conceito de low code está diretamente relacionado à facilidade de uso e velocidade. Portanto, faz todo o sentido poder executar fluxos de trabalho e acessar portais de administração a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Ao garantir que as pessoas possam acessar as informações, não importa onde estejam, as soluções de BPM de baixo código permitem que as empresas operem com mais rapidez e eficiência.

Para saber mais sobre esse tema, convido você a utilizar o SoftExpert BPM, um software de gestão de processos que aumenta a visibilidade e o controle dos processos de negócios por meio de soluções low-code, com interface amigável e central human-centric (human-centric). O SoftExpert BPM gerencia todas as fases de seu ciclo de vida, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento.

TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato

Continue lendo:

Por favor, preencha o formulário