ANS RN 443/19: O que é e como atender
RISCOS
ANS RN 443/19: O que é e como atender
A saúde complementar é o negócio dos planos e seguros privados de saúde. Como sua cadeia é composta por relacionamentos entre operadoras, profissionais e beneficiários, o setor enfrenta diversos desafios na área de gestão empresarial. Dados da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) revelam um longo histórico de operadoras de saúde insolventes ou decretadas falência por falhas de governança e governança corporativa.
Ao longo dos anos, o Brasil tem se esforçado para se tornar um mercado cada vez mais limpo e transparente, e esse movimento se espalhou para diversas áreas da regulação. Em todo esse contexto, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) publicou a Resolução Normativa nº 443, de 25 de janeiro de 2019, exigindo a adoção de práticas de gestão e gestão de riscos com ênfase nos controles internos para garantir a solvência das operadoras de planos de saúde.
Dessa forma, as empresas do setor terão que adotar a gestão de governança corporativa e cultivar os princípios de transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa para não enfrentar as consequências da lei.
O que diz a RN 443/2019?
A RN 443/19 deu o marco legal para as resoluções de solvência, e as regras a serem adotadas pelas operadoras a partir de agora são essenciais para aumentar a eficiência e melhorar o desempenho dos negócios.
A nova resolução propõe a utilização de boas práticas de governança corporativa para fortalecer a gestão das operadoras e proteger os interesses dos beneficiários dos planos de saúde.
Com capítulos bem estruturados, o RN garante que o risco de inadimplência nas operações de planos de saúde seja reduzido devido a falhas nos controles internos e à baixa capacidade de gerenciamento de riscos a que essas organizações estão expostas, o que pode comprometer a assistência prestada aos beneficiários.
Os principais desafios do setor
O setor de saúde suplementar passa por constantes transformações com expressivos avanços tecnológicos e crescente participação de grandes investidores. Por outro lado, a gestão de pessoas, o relacionamento com stakeholders e a segurança da informação são cada vez mais desafiadores para as organizações.
Nesse sentido, com a RN 443/19, torna-se necessário antecipar exigências e tomar decisões rápidas, precisas e precisas a fim de manter o crescimento e a eficiência da empresa.
Em muitas empresas do setor, as mudanças serão impressionantes e revolucionárias, por isso a ŘLP entende que o amadurecimento da gestão de riscos e controles internos ocorrerá gradativamente, mas espera que as operadoras passem por adequação de suas estruturas e cultura interna.
Como a tecnologia pode ajudar no atendimento da RN 443/19?
Atender às exigências da nova regulamentação apresenta uma série de desafios para as operadoras de saúde complementar. Porém, com suporte tecnológico adequado, todo o processo pode ser simplificado e agilizado. Atualmente, existem soluções de software que permitem tratar os principais aspectos exigidos pela resolução em um único ambiente de trabalho. Um exemplo é o SoftExpert Excellence Suite, uma solução empresarial de gestão integrada da excelência que pode atender de forma colaborativa os requisitos críticos exigidos pela RN 443/19. A plataforma conectou aplicativos que suportam a colaboração e substituem vários sistemas de gerenciamento isolados que lidam apenas com pontos específicos do negócio. Dessa forma, é possível gerenciar os principais aspectos do RN evitando inconsistência de informações, perdas por ineficiência, erros por duplicidade de funções e falta de visibilidade.
As principais vantagens da solução
Com o SoftExpert Excellence Suite, você conta com diversos benefícios para atender aos requisitos básicos da RN 443/19. Quer conhecer alguns deles? Confira abaixo:
- Crie uma infraestrutura de risco que forneça dados de alta qualidade, produza relatórios regulatórios precisos e permita o gerenciamento e monitoramento de riscos em tempo real;
- Ele automatiza todo o processo de auditoria desde o planejamento, execução até relatórios e rastreamento;
- Comunicar resultados através de relatórios e portais configuráveis;
- Identifica pessoas-chave no processo e define suas responsabilidades;
- Definir horários e protocolos de comunicação;
- Define direitos de acesso a documentos por grupos de usuários e tipos de documentos;
- Gerencia o processo de treinamento e garante que todos os funcionários tenham conhecimento uniforme dos principais riscos de suas atividades;
- Melhore os relatórios financeiros.
- Otimiza o ciclo de vida de todo o plano de ação em caso de necessidade de ações ou planos de contingência;
- Gerencia a revisão de documentos como políticas de privacidade usando um fluxo de trabalho padrão ou personalizado de acordo com as necessidades do negócio;
- Melhora a governança corporativa;
Para saber mais sobre esse tema e conhecer outros benefícios, convido você a baixar nosso e-book Como a SoftExpert pode ajudar a atender a RN nº 443/19, um material que apresenta como a tecnologia pode contribuir e melhorar a automatização das principais etapas do sistema de gestão e administração da empresa, o que auxilia no cumprimento dos principais requisitos da RN 443/19.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Relatório de Não Conformidade: para que serve e como fazer
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisO que é Gestão de Recursos e Como Melhorá-la na Sua Empresa
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisMétodo A3: O Guia Definitivo para Resolver Problemas de Forma Eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia mais