Transformação digital do serviço público:
o papel da tecnologia
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DOCUMENTOS, SETOR PÚBLICO
Transformação digital do serviço público: o papel da tecnologia
A experiência que empresas como Netflix e Apple oferecem aos consumidores elevou as expectativas em relação aos serviços prestados em diferentes setores, inclusive no serviço público. Os cidadãos esperam uma interação fácil e rápida, sem burocracia, e a solução ágil de seus problemas. A tecnologia é uma aliada importante nessa transformação digital do serviço público, que busca eliminar a burocracia e entregar serviços de qualidade aos cidadãos.
Para alcançar esse objetivo, gestores públicos precisam buscar tecnologias que permitam a implementação de uma cultura de excelência na gestão e a otimização dos recursos públicos. Isso exige esforço, mas traz muitos benefícios, incluindo a promoção da inovação e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.
Destacamos quatro estratégias que podem ser adotadas pelo serviço público para atender melhor a sociedade:
Fomentar canais de autoatendimento: Portais eletrônicos e outras formas de autoatendimento dão escala e agilidade aos serviços públicos, permitindo que a população possa efetuar reclamações, denúncias e solicitar informações sem se deslocar até uma unidade de atendimento. Além disso, os portais permitem a publicação de documentos de interesse público, promovendo a transparência e a conformidade com legislações.
Digitalização das informações: A eliminação do papel e o uso de registros eletrônicos permitem que as instituições públicas possam oferecer serviços on-line, disponíveis a qualquer momento. Isso simplifica a gestão das informações e reduz os riscos de perda e manipulação de dados.
Processos automatizados: A automação de processos e formulários eletrônicos simplifica a interação entre os cidadãos e as instituições públicas, além de reduzir o tempo de resposta aos cidadãos. Isso também permite que os servidores possam se dedicar a outros projetos e atividades.
Análise de dados: A análise de dados gerados pelas interações entre servidores, cidadãos, processos e conteúdo ajuda a identificar gargalos e atividades desnecessárias, além de direcionar os gestores públicos nas ações de melhoria dos processos e na elaboração de novas estratégias e políticas públicas.
A melhoria do serviço público deve ser prioridade para a administração, mesmo diante de desafios complexos e orçamentos apertados. As instituições devem buscar plataformas tecnológicas que promovam a entrega de serviços de qualidade, alinhados às expectativas do cidadão. Assim, será possível atender às necessidades da população e melhorar a qualidade de vida de todos.
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