Como descobrir talentos por meio da gestão de competências
Desenvolvimento humano
Como descobrir talentos por meio da gestão de competências
O foco em como identificar talentos é relevante. Afinal, funcionários talentosos impactam diretamente no sucesso de uma organização. Percebendo isso, muitos deles gastam muito tempo e dinheiro identificando e recrutando talentos estratégicos para o negócio.
Então, por que tantas organizações procuram pessoas para preencher suas vagas, enquanto tantas lutam para encontrar empregos?
Como identificar talentos é uma tarefa complexa, as empresas geralmente contam com o apoio de consultores profissionais para ir ao mercado encontrar candidatos. Este método alternativo é geralmente o mais caro e demorado.
Outra opção é facilitar o recrutamento interno. Essa abordagem é menos comum, mas, quando executada corretamente, pode ser muito benéfica.
Mesmo as empresas que priorizam seus funcionários lutam para identificar funcionários em potencial. Geralmente, eles se concentram apenas no desempenho passado, recomendações de outros líderes ou habilidades técnicas. Eles não avaliam o verdadeiro potencial dos funcionários.
Então, como você identifica talentos com potencial de crescimento em toda a sua força de trabalho?
Vá além das habilidades técnicas
Embora as habilidades técnicas sejam essenciais para determinadas funções, elas não são o único aspecto a ser considerado. As competências comportamentais são importantes para determinar se uma pessoa terá sucesso em outros papéis. Também é importante examinar as habilidades de liderança, pois esses indivíduos podem se tornar líderes na condução de mudanças no futuro.
Use ferramentas de suporte
Existem várias maneiras de avaliar o desempenho dos funcionários. É importante escolher um método que permita categorizar os funcionários com base em seu potencial (baixo, médio, alto). Uma avaliação de competência é uma boa opção. Ele fornece um modelo de avaliação baseado em evidências que permite que as evidências sejam medidas, observadas e compreendidas. Isso garante um nível mais alto de transparência e precisão do que o simples desempenho de julgamento sem critérios claros.
Descubra o verdadeiro potencial de cada colaborador
As competências ajudam a identificar o talento e sua adesão à função, revelando o verdadeiro potencial de um funcionário. Ao contratar funcionários que atendem a padrões e competências específicas, sua probabilidade de assumir outras responsabilidades aumenta. Essas competências devem ser uma combinação de habilidades comportamentais, técnicas e de liderança.
Considere os introvertidos também
Os planos para desenvolver talentos e encontrar líderes em potencial são quase sempre voltados para extrovertidos. Isso significa que os funcionários introvertidos geralmente são mascarados e suas habilidades são subutilizadas. Com as competências, você pode identificar quais são seus pontos fortes específicos e como usá-los em benefício da sua organização. Muitos introvertidos são bons em ouvir e ter empatia com os outros, avaliar certas situações e trabalhar de forma independente. Essas habilidades geralmente são menos visíveis em extrovertidos, mas são extremamente valiosas em cargos de liderança.
Ao usar essas técnicas para identificar talentos em sua organização, você pode descobrir talentos que, de outra forma, poderiam ser ignorados. As competências são uma excelente maneira de redefinir as estratégias de gestão de talentos e melhorar o desempenho organizacional e dos funcionários.
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