Alta direção: o que é e quais são
suas responsabilidades?
ISO 9001, Qualidade
Alta direção: o que é e quais são suas responsabilidades?
A norma ISO 9001 está repleta do termo “gestão de topo”. Além de várias cláusulas mencionando suas responsabilidades, há um item específico descrevendo suas expectativas de participação em aspectos-chave do sistema de gestão da qualidade. O projeto é o quinto dos padrões de liderança e inclui uma série de atividades que a alta administração precisa para demonstrar sua autoridade e comprometimento com o sistema de gestão.
Mas o que é exatamente a alta administração? Qual é o seu verdadeiro papel na empresa? O que é uma revisão da alta administração? Abaixo, respondo a essas e outras perguntas sobre essa questão fundamental quando falamos de sistemas de gestão da qualidade.
O que é alta administração?
De acordo com a NBR ISO 9000:2015 Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário, a alta administração “é uma pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível”.
Portanto, a alta administração é quem detém o poder, os recursos e a autoridade decisória sobre as mudanças na empresa. Além das habilidades de liderança, ela também deve demonstrar um compromisso com o sistema de gestão da qualidade.
Como todos sabemos, qual cargo deve ser obrigado a esta função não está especificado na norma. No entanto, é importante que essa pessoa ou grupo entenda suas responsabilidades e demonstre conhecimento, participação e participação ativa em todo o processo que envolve o sistema de gestão.
Quais são as responsabilidades da alta administração?
A alta administração é responsável pelo desenvolvimento de políticas, diretrizes e objetivos estratégicos, além de fornecer liderança e direção para a gestão da qualidade dentro da organização. Deve também estabelecer e responsabilizar as pessoas pelos mais diversos processos do sistema de gestão.
A seguir trago listadas as responsabilidades da alta direção conforme descrito na ISO 9001:2015:
- Prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;
- Assegurar que a política e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
- Assegurar a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
- Promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
- Assegurar que os recursos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade estejam disponíveis;
- Comunicar a importância de uma gestão da qualidade eficaz e sua conformidade com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
- Assegurar que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
- Engajar, dirigir e apoiar pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
- Promover melhorias;
- Apoiar outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade;
- Demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente;
- A assegurar que as responsabilidades e autoridades pare papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.
- Analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização.
- Estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade;
- Assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.
Os detalhes dessas responsabilidades podem ser encontrados diretamente na norma. No entanto, esta lista mostra o quão importante e importante é esse recurso em uma organização. O último item também destaca que, além de preparar a empresa para todos os desafios, a alta direção também auxilia a equipe no desempenho de suas funções. Dessa forma, todos na empresa precisam estar envolvidos e dispostos a fazer acontecer. Os líderes devem demonstrar aos colaboradores que a liderança sempre se aplica em todas as áreas e que cada função afeta diretamente a qualidade dos serviços e/ou produtos produzidos pela organização.
O que é uma revisão da alta administração?
Uma das responsabilidades acima mencionadas é a análise crítica do sistema de gestão da qualidade de uma organização, o que leva imediatamente à expressão “análise crítica da alta direção”. O item 9.3 da norma ISO 9001:2015 lista todas as características que devem ser incluídas nesta análise. De acordo com os termos da norma: “A alta direção deve realizar uma análise crítica do sistema de gestão da qualidade da organização em intervalos planejados para garantir que ele continue adequado, adequado, eficaz e alinhado com a direção estratégica da organização”
Ou seja, após a implantação de um sistema de gestão, a alta direção deve monitorar o desempenho dos resultados obtidos e verificar se os requisitos estabelecidos foram atendidos e quais melhorias podem agregar valor.
Considerações Finais
Concluindo, pode-se verificar a importância da alta administração dentro de uma organização. Embora o chefe da alta administração tenha autoridade para delegar atividades, ele precisa estar ativamente envolvido no processo e manutenção do sistema de gestão.
A edição 2015 da ISO 9001 traz o conceito de liderança compartilhada e faz com que todos entendam sua importância em um sistema de gestão. A alta administração e a liderança em toda a empresa devem entender, engajar e, mais importante, incentivar a qualidade para construir uma cultura de qualidade. A liderança é essencial para que um SGQ alcance os objetivos estratégicos da organização, aumentando assim a satisfação do cliente.
Não é uma tarefa fácil, mas o responsável por esta função certamente se infiltrará na busca pelo sucesso da empresa, estabelecendo e garantindo um sistema de gestão que interaja com as decisões estratégicas do negócio.
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