O que é e como funciona o método A3
ISO 9001, Qualidade
O que é e como funciona o método A3
O método A3 é baseado no Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufacturing. O sistema se concentra na redução de resíduos e na melhoria contínua.
Na cultura Toyota, os problemas são resolvidos na oficina, também conhecida como Gemba. Essa palavra japonesa significa “lugar real” e pode ser qualquer lugar onde o trabalho acontece e gera valor. É importante ir ao chão de fábrica observar, aprender, entender o problema e levar a equipe a encontrar uma solução, porque as pessoas de lá lidam com os processos que acontecem todos os dias.
Percebendo que relatórios volumosos dificultavam a usabilidade da liderança no chão de fábrica, havia a necessidade de agregar todos os tipos de relatórios em uma página. Como A3 é o maior tamanho de papel que pode ser enviado por fax e informado pela fábrica à matriz, essa técnica é chamada de relatório/método A3.
O que é o método A3?
O método A3 é uma ferramenta para identificar problemas e apresentar soluções resumidas em apenas um lado de uma folha de papel. É uma forma dinâmica de pensar que organiza e sintetiza as informações de forma clara e objetiva para atingir um objetivo definido.
Agora não temos mais a limitação do formato do papel. Mesmo assim, o método ainda é amplamente utilizado porque é mais do que apenas um modelo ou tabela, o A3 é uma ferramenta enxuta que incentiva a simplicidade e ajuda a desenvolver o pensamento sistêmico de resolução de problemas.
Tipo de método A3
Proposta A3/Projeto – para o desenvolvimento de um trabalho com início, meio e fim definidos ou métricas pré-definidas.
Status A3/Monitoramento – Usado para demonstrar uma métrica, trabalho ou processo durante um determinado período de tempo.
Solução de problemas A3 – Discutiremos esse método ao longo deste artigo.
Como funciona o método A3?
A3 é construído sobre o conceito PDCA (Plan-Do-Check-Act). Ele contém uma estrutura dividida em fases para identificar, definir e estudar a situação atual para posterior análise, recomendações e planos de ação, bem como para monitorar os resultados.
Normalmente, o lado esquerdo representa o estado atual (usado para identificar o problema) e o lado direito representa o estado futuro (incluindo possíveis contramedidas). A3 lê da esquerda para a direita, de cima para baixo:
Existem várias variantes possíveis de construir um relatório A3, mas geralmente consiste nas seguintes partes:
Título
- Defina um título para o problema, sugestão ou melhoria a ser pesquisada.
Definição
- Descreva o problema que você está tentando resolver ou analisar, por que é relevante e como afeta os objetivos da empresa.
Estado atual
- Nenhum esforço foi poupado para visualizar o contexto. Acesse o site, converse com as pessoas relevantes e obtenha todas as informações necessárias sobre o problema a ser pesquisado ou melhorado.
- Descreva o que está acontecendo, usando fatos e datas, ou mesmo experiências passadas semelhantes.
- Indique onde ocorreu o problema ou a etapa do processo.
- Use ferramentas de visualização para ajudar a ilustrar o processo atual: gráficos de Pareto, histogramas, gráficos de dispersão, fluxogramas e muito mais.
Estado ou objetivo desejado
- Defina o que será feito, quanto será alcançado e quanto tempo o resultado esperado será.
- De acordo com a filosofia da manufatura enxuta, devemos considerar os objetivos e visualizar o estado ideal para que não ocorram retrabalhos e novos problemas.
- A visualização de estados futuros pode ser feita desenhando fluxogramas, fotos, esboços ou esboços do estado desejado.
Análise de causa raiz
- Use ferramentas como 5W2H (quem, o quê, onde, quando, por que, como e quanto), diagramas de causa e efeito (Ishikawa), brainstorming ou outras ferramentas disponíveis para entender o problema e encontrar a causa raiz.
Proposta
- Crie ideias para resolver o problema em questão.
- Depois de esclarecer a análise e os objetivos, determine as contramedidas e ações para cada item.
- Demonstre como a ação proposta abordará a causa específica do problema ou viés identificado na análise.
Plano de Ação
- Atribua responsáveis a cada tarefa dentro de um prazo e data de vencimento específicos.
- Você pode usar a ferramenta 5W2H para desenvolver planos de ação e gráficos de Gantt para mostrar quem é o responsável e um cronograma de ações.
Monitoramento e Acompanhamento
- Defina métricas ou métricas para avaliar e verificar o sucesso da implementação.
- Confira os resultados obtidos.
- Padronize as coisas certas.
- Comunique e treine todos os envolvidos (certifique-se de que todos entendam as mudanças).
- Se necessário, crie procedimentos operacionais padrão (SOPs).
- Tome medidas corretivas quando ocorrerem desvios.
- Ajuste o problema e reinicie o ciclo PDCA conforme necessário.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Relatório de Não Conformidade: para que serve e como fazer
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisO que é Gestão de Recursos e Como Melhorá-la na Sua Empresa
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisMétodo A3: O Guia Definitivo para Resolver Problemas de Forma Eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia mais