A cadeia de valor: o que é e como criá-la

A cadeia de valor: o que é e como criá-la

DESEMPENHO CORPORATIVO, GOVERNANÇA CORPORATIVA, PROCESSOS DE NEGÓCIO

A cadeia de valor: o que é e como criá-la

O aumento da competitividade exige que as empresas reavaliem constantemente quais são suas vantagens competitivas e qual o valor que elas entregam aos seus clientes. A cadeia de valor pode ajudá-lo a obter essas respostas.

Mas afinal, o que é uma cadeia de valor?

A cadeia de valor nada mais é do que um diagrama que mostra as atividades da empresa. Essa ferramenta estratégica foi criada por Michael Porter em 1985 e permite um melhor entendimento do negócio. Ele ajuda a criar uma vantagem competitiva, fornecendo aos clientes mais valor com o menor custo possível.

Para entender um pouco mais como tudo funciona, vamos dar uma olhada nos principais componentes da cadeia de valor:

Funções básicas

A atividade fim é a atividade diretamente relacionada com a produção, venda e transporte do produto para o cliente. Eles são divididos em cinco categorias:

  1. Logística de entrada: Consiste nas atividades relacionadas ao recebimento e movimentação de estoque de matéria-prima.

  2. Operações: Esta etapa contempla tudo o que está relacionado a equipamentos, montagens, embalagem de produto, manutenção do parque fabril e outras atividades de criação de valor, ou seja, que transformam a matéria-prima no produto acabado.

  3. Logística de saída: Contempla as atividades relacionadas a entrega do produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de coleta, armazenamento ou distribuição.

  4. Marketing e vendas: Contempla as atividades que permitem aos clientes conhecer o produto ou serviço e efetuar a compra.

  5. Serviço: Contempla as atividades que aumentam a percepção de valor dos produtos ou serviços para o cliente, após a compra. Isso inclui serviços de instalação, suporte, treinamento, atualizações, entre outros.

Atividades de apoio


São atividades que dão suporte ao core business e ajudam a criar uma vantagem sobre os concorrentes. Eles são divididos em quatro categorias:

  1. Infraestrutura da empresa: São os sistemas de suporte necessários para que a empresa possa manter suas operações. Alguns exemplos são os setores jurídico, financeiro, contabilidade e gestão da qualidade.

  2. Gestão de Recursos Humanos: Este item trata de todas as atividades relacionadas com o recrutamento, capacitação, retenção e remuneração da força de trabalho.

  3. Desenvolvimento de tecnologia: São atividades de apoio à cadeia de valor, como pesquisa e desenvolvimento, automação de processos, design etc.

  4. Compras: Envolve a aquisição dos recursos necessários para que a empresa possa trabalhar: aquisição de matérias-primas, serviços, máquinas, material de escritório, entre outros. Isso também inclui encontrar fornecedores e negociar os melhores preços.

De acordo com Michael Porter, as atividades primárias e de suporte são representadas no diagrama a seguir.

Agora que você já sabe o que é uma cadeia de valor e quais são os principais componentes de uma cadeia de valor, conheça os principais passos a seguir ao criar uma cadeia de valor.

Determine a localização das atividades primárias e secundárias

Identifique as atividades necessárias para criar um produto ou serviço fornecido pela empresa. Eles se enquadram em três subcategorias:

Analise o valor e os custos das atividades identificadas

Para realizar esta etapa será necessário contar com a ajuda dos seus colaboradores e refletir sobre as formas como cada atividade agrega valor aos clientes e ao negócio em geral.

Em seguida, compare a atividade com a vantagem competitiva que você está tentando alcançar (liderança ou diferenciação de custos) e veja se ela apoia o objetivo. Para concluir esta etapa, faça perguntas semelhantes a:

  • Esta atividade é trabalhosa
  • Quanto custa a matéria-prima X?

Isso ajudará a identificar quais atividades são lucrativas e quais não são.

Identifique as conexões

Nesta etapa, todas as conexões entre as atividades previamente identificadas devem ser destacadas. Este processo costuma demandar um tempo considerável.

Procure oportunidades para aumentar o valor

Uma vez que as etapas acima tenham sido concluídas, é importante determinar quais atividades devem ser otimizadas ou aprimoradas para maximizar o valor que oferece aos clientes.

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