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A transformação digital pode ter um impacto positivo no seu negócio

A transformação digital pode ter um
impacto positivo no seu negócio

Marketing, Transformação Digital

A transformação digital pode ter um impacto positivo no seu negócio.

Você já deve ter ouvido o termo transformação digital. Principalmente em tempos de pandemia, as empresas foram obrigadas a se reinventar em todos os sentidos. Mas afinal esse é um tema que só toca no mundo da tecnologia?

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para que você possa entender a importância da transformação digital. continue lendo!

O que é transformação digital?

Embora seja um tema amplamente falado, nem todo mundo entende o que o termo realmente significa. A transformação digital é o processo pelo qual as empresas usam a tecnologia para obter melhor desempenho e otimizar resultados.

Pode-se pensar: “ah, eu já tenho um site ou perfil nas redes sociais, então minha empresa já faz parte da transformação digital”.

Essa transformação é o processo de unificação do universo digital em todas as pontas da empresa e requer mudanças em tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Resumindo: é uma reestruturação organizacional da empresa, assimilando uma cultura digital voltada para o aumento da produtividade. Assim, as empresas irão potencializar as oportunidades no ambiente eletrônico.

No entanto, este não é um conceito do futuro, mas algo a que as empresas de hoje devem dar a máxima atenção para sobreviver.

Portanto, é necessário entender exatamente o que significa essa transformação, seu impacto na sociedade e como aplicá-la aos seus processos de negócios.

Era dos dados

Você sabia que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos? E não para por aí: já existem pelo menos 14 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta. Este é um testemunho de quanta tecnologia existe na vida cotidiana dos seres humanos.

Trazendo o tema para o cotidiano, a transformação digital amplia a gama de produtos e serviços, levando as lojas físicas para o e-commerce. Além disso, abre um precedente para uma empresa nascida na área de tecnologia. Poderíamos até dar o exemplo do Uber e do iFood, ambos produtos 100% digitais que criaram um senso de demanda do usuário hoje.

Outra informação muito relevante para o seu entendimento sobre o assunto é que o Google processa em média mais de 80.000 buscas por segundo no mundo. Existem mais de 5 bilhões de pesquisas por dia e mais de 1,8 trilhão de pesquisas por ano. Ufa!

OK, então o que tudo isso tem a ver com a transformação digital? Na verdade, ainda existe pensar em como lidar com essa enorme quantidade de informações. Não estamos nem falando de governança e monitoramento, mas do néctar da inteligência dos dados.

Esse acervo de informações provoca mudanças nas empresas, para que toda empresa possa investir na digitalização de seus processos para “conversar” cada vez mais com tantos dados. Na verdade, não estamos mais falando em ser um diferencial, mas sim em fazer sua empresa sobreviver.

Tendências de Transformação Digital

Essa mudança permite que você e sua empresa se adaptem às realidades modernas do mercado, como big data, data-driven, IoT, realidade virtual e aumentada e automação de marketing. Vamos falar sobre cada um deles?

Big Data e Marketing Orientado a Dados

Os volumes de dados estão crescendo 40% a cada ano. Isso está acontecendo devido ao aumento da tecnologia, automação e mais pessoas acessando a internet. Mas nada disso vai funcionar se você não transformar dados em planos de ação. Este é o poder do big data! Juntamente com o marketing orientado a dados, as melhores mensagens podem ser identificadas para uma valiosa vantagem competitiva.

Internet das Coisas

IoT é uma combinação de várias interfaces, muito além daquelas que estamos acostumados, como smartphones, tablets e computadores. Ao combinar essas interfaces com sistemas automatizados, é possível coletar e analisar informações em tempo real para criar estratégias de resposta.

O resultado dessa boa mistura? Você pode agregar valor real aos clientes oferecendo experiências personalizadas.

Realidade virtual e aumentada

Recursos como esses certamente transformarão o local de trabalho, criando novas maneiras de fornecer produtos e serviços aos clientes.

Os especialistas prevêem que, em breve, essas tecnologias complementarão a estratégia de marketing com questões importantes. Afinal, eles permitem que os usuários experimentem os produtos em escala real, podendo até “tocar” a mercadoria antes de comprar. Incrível!

Essa tecnologia dissiparia o medo de muitos clientes em potencial de comprar produtos on-line sem experimentá-los, como sapatos, roupas, acessórios ou móveis.

Automação de marketing

Certamente um recurso que facilita o trabalho das equipes de marketing otimizando processos e prestando um atendimento personalizado. Além disso, é uma solução muito importante que aprimora a experiência do usuário, permitindo que a marca adote uma abordagem diferente em cada etapa do caminho de compra.

A transformação digital é uma jornada contínua

A transformação é uma via de mão única sem destino porque o comportamento do cliente está em constante mudança. Então é um projeto que nunca para.

Se você acha que sua empresa fica ótima depois de implementar os recursos digitais, ótimo! Agora, o próximo passo é identificar as áreas que podem ser melhoradas. Afinal, as rodas nunca param de girar.

Entender a transformação digital é um conceito complexo que precisa começar do topo e fluir por todas as decisões estratégicas e processos da empresa.

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