Automação na Indústria 4.0: custos menores,
maior produtividade
Documentos, processos, gestão
Acelerar a transformação digital e a inovação nos modelos de trabalho exige que as indústrias desenvolvam estratégias para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade de produtos e serviços. A automação surge assim como o principal meio para atingir estes objetivos, sendo um dos pilares da Indústria 4.0.
Também chamada de quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 inclui um amplo conjunto de tecnologias avançadas como a inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) que, quando aplicadas, promovem a automação na indústria, com máquinas e dispositivos totalmente integrados a rede.
As indústrias que estão se tornando 4.0 estão conseguindo praticar com mais facilidade a manufatura enxuta – uma abordagem de gestão operacional e de processos que visa eliminar atividades desnecessárias que não agregam valor ao produto e oneram o negócio.
Nesse cenário, a automatização de processos e a gestão documental tornam-se essenciais, contribuindo diretamente para redução de custos, otimização de atividades e tempo de processo e aumento da segurança e proteção dos dados.
A importância da gestão de documentos na Indústria 4.0
Para se transformar digitalmente, se tornar a Indústria 4.0 e integrar uma cadeia de suprimentos altamente conectada, existem alguns passos básicos a serem seguidos. Uma das mais importantes diz respeito à gestão de documentos.
Todos os setores lidam diariamente com uma grande quantidade de documentação, como contratos de trabalho, certificados de conformidade, normas de produção, manuais de procedimentos, relatórios de inspeção, processos de produção, faturas e muito mais.
Portanto, além de digitalizá-los e começar a criar arquivos nativo-digitais – eliminando assim o uso de papel – é preciso gerenciar bem os documentos para não comprometer a execução de processos, reduzir a produtividade dos funcionários e colocar em risco informações sensíveis.
Para facilitar o gerenciamento de documentos, as indústrias precisam procurar maneiras de identificar, organizar e armazenar documentos de forma eficaz e segura. Um bom software de gerenciamento de documentos – ou gerenciamento de conteúdo digital – é sua melhor aposta.
O que é um software de gerenciamento de documentos e para que serve?
O software de gerenciamento de documentos é na verdade uma ferramenta chamada Enterprise Content Management (ECM) ou, em português, gerenciamento de conteúdo empresarial. É uma solução de gestão que possibilita não só a organização, mas também a utilização de estratégias de armazenamento de informações.
Com uma solução robusta, sua empresa pode praticar o gerenciamento de conteúdo inteligente. Você pode gerenciar todo o ciclo de vida do documento – captura, gerenciamento, armazenamento, controle e exclusão de informações – de forma ágil e segura, desburocratizando o processo.
Veja os benefícios da gestão documental implementada com o apoio da tecnologia:
- Compartilhamento de informações com maior velocidade e segurança;
- Facilidade para organizar dados e produzir conteúdo compatível com a estratégia do seu negócio;
- Permite integração com outras ferramentas de gestão, como o BPM;
- Possibilidade de incluir diferentes setores da organização, bem como fornecedores parceiros e clientes;
- Eliminação do uso de papel e redução dos custos relacionadas a esse material;
- Redução das tarefas manuais e repetitivas;
- Otimização de processos e recursos;
- Aumento da produtividade dos colaboradores.
Automação de processos: o coração da Indústria 4.0
Para automatizar, é necessário digitalizar documentos e processos. Para se tornar a Indústria 4.0, é preciso atingir a maturidade digital, onde a busca por oportunidades de automação é constante.
Quando uma indústria promove a automatização de processos, ela passa a produzir de forma diferenciada. O uso de tecnologias e equipamentos inteligentes permite a coleta de dados que podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho da linha de produção. A automação também traz uma maior aproximação com ESG, pois propõe melhor aproveitamento de recursos e redução de desperdícios, além de maior transparência nas operações.
Mais qualidade e precisão na produção: os benefícios da automação industrial
A automação ajuda as indústrias a terem processos mais eficientes, reduzir a intervenção humana na produção, minimizar erros, fornecer produtos de maior qualidade e reduzir custos.
Segundo levantamento da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), os custos industriais podem ser reduzidos em pelo menos 73 bilhões de reais por ano com a implantação de novos métodos de produção.
Processos automatizados e gerenciamento eficiente de processos e documentos também ajudam a prever melhor a disponibilidade de material, negociar termos favoráveis com fornecedores e evitar paradas de produção e atrasos na entrega.
Confira os principais benefícios da automação industrial:
Aumento da produtividade: Com menos intervenção humana na produção, a produtividade aumenta significativamente.
Maior qualidade: As pessoas podem cometer erros na produção e comprometer a montagem de um lote de produtos. A tecnologia reduz as falhas.
Maior flexibilidade: os robôs são programados para executar as tarefas necessárias e não requerem mais tempo de treinamento do que os operadores humanos.
Informações e insights confiáveis: quando você tem a tecnologia para estruturar e analisar dados de forma inteligente, pode tomar as decisões certas em menos tempo, evitando perdas e multiplicando erros.
Melhore a segurança: a tecnologia não apenas torna os documentos e processos mais seguros: você pode reduzir o risco para os trabalhadores aproveitando a automação industrial em funções que são perigosas para os seres humanos.
Na Indústria 4.0, você pode simplificar seus processos e multiplicar seus resultados. Automatize processos e documentos e gerencie-os com mais eficiência e segurança.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Comida 2.0: Como a Tecnologia Impulsiona a Sustentabilidade na Indústria de Alimentos
A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais...
Leia maisO Agronegócio Brasileiro: Desafios, Oportunidades e a Importância da Gestão de Qualidade
O agronegócio é um dos setores mais dinâmicos e essenciais...
Leia maisDesafios e Oportunidades na Redução das Emissões de Carbono no Agronegócio
As mudanças climáticas e a sustentabilidade são temas centrais no...
Leia mais