Gerenciamento de Qualidade em Projetos: Como fazer em 3 etapas

Gerenciamento de Qualidade em Projetos:
Como fazer em 3 etapas

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O que é Qualidade?

Antes de discutirmos o gerenciamento de qualidade em projetos, é importante esclarecer o conceito de qualidade, muitas vezes mal compreendido. De acordo com a ISO 9000, qualidade é “o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos”. Isso significa que, para avaliar a qualidade de uma entrega, é necessário verificar se os requisitos foram cumpridos. Além disso, é importante dissociar o conceito de qualidade da ideia de complexidade. Um projeto ou produto simples pode ter mais qualidade do que outro com dezenas de atributos técnicos. O importante é que cada um atenda satisfatoriamente aos requisitos estabelecidos. Por exemplo, um carro popular que não atinge 100 km/h em 3 segundos não necessariamente tem baixa qualidade, mas para um carro esportivo de alta performance, não atingir essa marca pode significar uma qualidade abaixo do esperado.

A prevenção é sempre melhor do que a inspeção e, em última análise, a correção. Por isso, é importante planejar a qualidade das entregas e do processo, reduzindo assim a chance de problemas surgirem durante a inspeção. Além disso, o custo de evitar erros geralmente é menor do que o custo de corrigi-los. Em outras palavras, a detecção de defeitos durante inspeções não é o ideal, mas infelizmente pode ser pior quando a não conformidade é descoberta durante o uso.

Gerenciando a Qualidade em Projetos em 3 etapas

O objetivo desse processo é garantir a qualidade das entregas e atender às necessidades do cliente e demais interessados no projeto. Para atingir esse objetivo, os processos devem conduzir ao cumprimento dos requisitos estabelecidos para o produto ou serviço. No entanto, outros aspectos relacionados ao projeto não devem ser negligenciados. Para um projeto ser bem-sucedido, não basta atender aos padrões e especificações, é fundamental ter uma boa comunicação com todas as partes envolvidas e cumprir os prazos.

Além disso, é importante lembrar a importância da prevenção de erros e defeitos, uma vez que isso resulta em custos menores e maior previsibilidade. Isso inclui a melhoria contínua dos produtos e processos, um aspecto igualmente relevante quando se trata de gerenciamento de qualidade em projetos.

O guia PMBOK, publicado pelo Project Management Institute (PMI), estabelece um conjunto de processos para gerenciar adequadamente a qualidade em projetos.

1 – Planejar o gerenciamento da qualidade em projetos

O planejamento do gerenciamento da qualidade em projetos é uma etapa crucial para garantir que os requisitos e padrões de qualidade sejam definidos e atendidos adequadamente. Isso envolve a documentação dos requisitos de qualidade, bem como a identificação das pessoas ou funções responsáveis por verificar se esses requisitos foram atendidos. É importante estabelecer como os requisitos de qualidade serão contemplados na documentação de requisitos do projeto e do produto, e ajustar a forma de aferição da qualidade conforme as especificidades do projeto ou produto.

Para facilitar e tornar mais objetiva a realização de inspeções e auditorias, é necessário produzir um Plano de Gerenciamento da Qualidade, que deve conter os seguintes pontos, de acordo com o PMBOK:

Padrões de qualidade a serem usados pelo projeto;

Objetivos de qualidade do projeto;

Papéis e responsabilidades relacionados à qualidade;

Entregas do projeto e processos sujeitos a revisão da qualidade;

Atividades de controle da qualidade e gerenciamento da qualidade planejadas para o projeto;

Ferramentas de qualidade a serem utilizadas pelo projeto;

Procedimentos importantes relevantes para o projeto, como lidar com não conformidades, procedimentos para ações corretivas e para melhoria contínua.

2 – Gerenciar a qualidade

Gerenciar a qualidade em projetos é garantir que os processos envolvidos no projeto sejam executados com eficácia, de acordo com os padrões e objetivos definidos no Plano de Gerenciamento da Qualidade. Isso contribui para que as entregas atendam às necessidades e requisitos das partes interessadas, além de melhorar os processos e o design do produto.

Para garantir a eficácia dos processos, é importante aplicar ferramentas de garantia da qualidade, como auditorias e análise de falhas, para aferir se os processos estão sendo executados de maneira adequada e se as entregas atingem o nível de qualidade desejado. O gerenciamento da qualidade deve ser responsabilidade de todos os envolvidos no projeto, incluindo os patrocinadores e o cliente.

Ao final do processo, são produzidos relatórios de qualidade que registram os resultados dos testes e auditorias realizadas. Isso fornece uma visão geral da qualidade do projeto e ajuda a identificar áreas que precisam de melhoria.

3 – Controlar a qualidade

Controlar a qualidade em projetos é um processo essencial para garantir que os padrões estabelecidos sejam alcançados e que os produtos ou serviços entregues atendam às expectativas do cliente. Aqui estão algumas dicas para melhorar o processo de controle de qualidade em seus projetos:

Documente o desempenho das atividades: registrar as informações relacionadas ao desempenho das atividades é essencial para avaliar se os níveis de qualidade estão sendo atingidos.

Realize o controle de qualidade durante todo o projeto: não deixe para avaliar a qualidade apenas no final do projeto, pois pode ser tarde demais para tomar ações corretivas.

Adote níveis de controle adequados: os níveis de exigência e esforço para controlar a qualidade podem variar conforme o tipo de produto ou serviço e setor. É importante adequar o nível de controle à complexidade e riscos do projeto.

Realize ações de correção o mais breve possível: ao detectar problemas, ações de correção precisam ser executadas imediatamente para evitar que os problemas se agravem.

Utilize soluções de gerenciamento de projetos: softwares como o SoftExpert ajudam a planejar e controlar projetos, incluindo o controle de qualidade.

Conclusão

A importância do controle de qualidade em projetos não pode ser subestimada. Além de garantir a satisfação do cliente, o controle de qualidade pode levar a custos mais razoáveis, maior atração de clientes e desenvolvimento de mais produtos e serviços. Portanto, é fundamental que as organizações adotem processos de controle de qualidade eficazes e adequados às suas necessidades.

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