Oito princípios da gestão da qualidade

Oito princípios da gestão da qualidade

QUALIDADE

Oito princípios da gestão da qualidade

O Dia Mundial da Qualidade é comemorado toda segunda quinta-feira de novembro, e este ano é 12 de novembro. Essa data foi instituída em 1990 pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a importância da qualidade para a sociedade.

Com o aumento da competitividade devido à expansão do mercado, a qualidade tornou-se uma questão fundamental para as empresas que desejam manter a liderança de mercado e a melhoria contínua. Neste artigo, abordarei brevemente oito princípios de gerenciamento de qualidade que são essenciais para manter sua organização no caminho da qualidade e alcançar um desempenho de longo prazo.

Princípio 1: FOCO NO CLIENTE

A organização deve entender todas as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preço, produto, prazo de entrega, confiabilidade, etc. O objetivo é poder atendê-las e até superá-las.

Princípio 2: LIDERANÇA

Como gestor de pessoas, o líder deve entender todas as necessidades de sua equipe, criando assim o comprometimento de seus subordinados e construindo uma relação de confiança com eles. Além disso, o líder tem a responsabilidade de determinar e comunicar onde a empresa pretende chegar, traçando estratégias para atingir os objetivos da organização.

3º princípio: ENVOLVER AS PESSOAS

As pessoas devem ter senso de responsabilidade, envolver-se com os problemas da sociedade e ter autonomia para contribuir com a melhoria desenvolvendo seu potencial. O papel da gestão é envolver os colaboradores nos processos de tomada de decisão e melhoria e, assim, contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe.

Princípio: ABORDAGEM DE PROCESSO

Processos muito bem definidos por meio de controle de entradas e saídas e responsabilidades bem definidas para cada uma das etapas do processo trazem muitos benefícios para a empresa, gerando resultados mais precisos e possibilitando ciclos de produção mais curtos, além de reduzir custos e evitar erros e variabilidade no processo.

Princípio: ABORDAGEM SISTEMÁTICA DE GESTÃO

Criar planos alinhados com os objetivos da empresa em relação à eficiência dos processos que irão gerar medidas de melhoria, pois os processos interagem e devem ser gerenciados como um sistema.

Princípio 6: MELHORIA CONTÍNUA

Este é o princípio que deve sempre prevalecer na organização. Atrelar a melhoria contínua a produtos, processos e sistemas proporciona um ambiente para motivar e engajar as pessoas, criando uma cultura de quebra de barreiras à melhoria, tornando a organização mais competitiva no mercado.

Princípio: ABORDAGEM FACTUAL À TOMADA DE DECISÕES

Esse princípio é baseado na tomada de decisão baseada em dados, permitindo um melhor entendimento dos processos e melhorias na prevenção de problemas futuros.

Princípio 8: BENEFÍCIOS MÚTUOS NO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Identifique seus principais fornecedores e crie uma parceria consistente com comprometimento mútuo, gerando qualidade do produto, prazo de entrega e, consequentemente, satisfação do cliente.

Os oito princípios da gestão da qualidade fornecem benefícios para a organização como um todo e contribuem para sua eficiência e eficácia.

Esses princípios devem ser praticados diariamente e é importante que toda a empresa tenha uma ideia clara da importância da qualidade para o sucesso da empresa.

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