Oito princípios da gestão da qualidade
QUALIDADE
Oito princípios da gestão da qualidade
O Dia Mundial da Qualidade é comemorado toda segunda quinta-feira de novembro, e este ano é 12 de novembro. Essa data foi instituída em 1990 pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a importância da qualidade para a sociedade.
Com o aumento da competitividade devido à expansão do mercado, a qualidade tornou-se uma questão fundamental para as empresas que desejam manter a liderança de mercado e a melhoria contínua. Neste artigo, abordarei brevemente oito princípios de gerenciamento de qualidade que são essenciais para manter sua organização no caminho da qualidade e alcançar um desempenho de longo prazo.
Princípio 1: FOCO NO CLIENTE
A organização deve entender todas as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preço, produto, prazo de entrega, confiabilidade, etc. O objetivo é poder atendê-las e até superá-las.
Princípio 2: LIDERANÇA
Como gestor de pessoas, o líder deve entender todas as necessidades de sua equipe, criando assim o comprometimento de seus subordinados e construindo uma relação de confiança com eles. Além disso, o líder tem a responsabilidade de determinar e comunicar onde a empresa pretende chegar, traçando estratégias para atingir os objetivos da organização.
3º princípio: ENVOLVER AS PESSOAS
As pessoas devem ter senso de responsabilidade, envolver-se com os problemas da sociedade e ter autonomia para contribuir com a melhoria desenvolvendo seu potencial. O papel da gestão é envolver os colaboradores nos processos de tomada de decisão e melhoria e, assim, contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe.
Princípio: ABORDAGEM DE PROCESSO
Processos muito bem definidos por meio de controle de entradas e saídas e responsabilidades bem definidas para cada uma das etapas do processo trazem muitos benefícios para a empresa, gerando resultados mais precisos e possibilitando ciclos de produção mais curtos, além de reduzir custos e evitar erros e variabilidade no processo.
Princípio: ABORDAGEM SISTEMÁTICA DE GESTÃO
Criar planos alinhados com os objetivos da empresa em relação à eficiência dos processos que irão gerar medidas de melhoria, pois os processos interagem e devem ser gerenciados como um sistema.
Princípio 6: MELHORIA CONTÍNUA
Este é o princípio que deve sempre prevalecer na organização. Atrelar a melhoria contínua a produtos, processos e sistemas proporciona um ambiente para motivar e engajar as pessoas, criando uma cultura de quebra de barreiras à melhoria, tornando a organização mais competitiva no mercado.
Princípio: ABORDAGEM FACTUAL À TOMADA DE DECISÕES
Esse princípio é baseado na tomada de decisão baseada em dados, permitindo um melhor entendimento dos processos e melhorias na prevenção de problemas futuros.
Princípio 8: BENEFÍCIOS MÚTUOS NO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES
Identifique seus principais fornecedores e crie uma parceria consistente com comprometimento mútuo, gerando qualidade do produto, prazo de entrega e, consequentemente, satisfação do cliente.
Os oito princípios da gestão da qualidade fornecem benefícios para a organização como um todo e contribuem para sua eficiência e eficácia.
Esses princípios devem ser praticados diariamente e é importante que toda a empresa tenha uma ideia clara da importância da qualidade para o sucesso da empresa.
TGN Brasil – Representante Premium das Soluções SoftExpert Excellence Suite. Entre em contato
Continue lendo:
Relatório de Não Conformidade: para que serve e como fazer
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisO que é Gestão de Recursos e Como Melhorá-la na Sua Empresa
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia maisMétodo A3: O Guia Definitivo para Resolver Problemas de Forma Eficiente
Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a qualidade...
Leia mais